UE diz aos EUA que está pronta para negociações 'substanciais' sobre tarifas

O comissário europeu de Comércio e Segurança Econômica, Maros Sefcovic: comunicação aos Estados Unidos ocorre depois que Trump baixou por 90 dias as taxas sobre o bloco, de 20% para 10% (Foto: EFE/EPA/OLIVIER HOSLET)

A comissão fez este anúncio depois que o Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu suspender as tarifas gerais


O comissário europeu de Comércio e Segurança Econômica, Maros Sefcovic, informou nesta quinta-feira (10) o secretário de Comércio e o representante comercial dos Estados Unidos, Howard Lutnick e Jamieson Greer, respectivamente, sobre a disposição da União Europeia (UE) de entrar em negociações "substanciais" com o governo americano sobre a disputa tarifária.

"Mais uma ligação com o secretário Howard Lutnick e o embaixador Jamieson Greer enquanto estamos preparados para suspender as contramedidas europeias e iniciar negociações substanciais. A comunicação constante e as atualizações diárias nos permitem continuar avançando", disse Sefcovic nas redes sociais.

O contato entre o comissário europeu e as duas autoridades comerciais americanas ocorre depois que a Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira que está adiando por 90 dias a implementação de medidas retaliatórias destinadas a responder às tarifas de 25% que os EUA impuseram sobre o aço e o alumínio procedentes da UE.

A comissão fez este anúncio depois que o Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu suspender as tarifas gerais, também chamadas de recíprocas pelo magnata, por 90 dias. Essas taxas são diferentes das tarifas impostas sobre aço, alumínio e carros.

Trump anunciou na quarta-feira que manterá uma tarifa universal de 10%, que considera recíproca, e não aplicará por 90 dias as taxas acima disso depois que vários países e blocos solicitaram uma solução negociada, incluindo a UE, à qual havia inicialmente atribuído uma alíquota de 20%.

A exceção é a China, para quem a taxa subiu para 145%.

Sefcovic, Lutnick e Greer já haviam tido uma primeira conversa por telefone na sexta-feira passada, depois que Trump anunciou dois dias antes que imporia tarifas de 20% sobre produtos da UE, juntamente com uma longa lista de outros territórios e países ao redor do mundo.

Postar um comentário

0 Comentários