Trump não descarta ação militar contra programa nuclear do Irã

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Europa Press

"Com o Irã, se for necessária uma ação militar, teremos ação militar"


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar nesta quarta-feira com ações militares caso as autoridades iranianas não coloquem fim ao seu programa nuclear, ressaltando que, se isso acontecer, "Israel estará fortemente envolvido".

"Com o Irã, se for necessária uma ação militar, teremos ação militar", declarou à imprensa, acrescentando que "Israel estará obviamente muito envolvido" numa operação desse tipo. "Será o líder. Mas ninguém nos comanda. Fazemos o que queremos", afirmou.

Desde o Salão Oval da Casa Branca, o presidente norte-americano afirmou que deseja "que o Irã seja grandioso": "Quero que eles prosperem. Quero que o Irã seja grandioso. A única coisa que eles não podem ter é uma arma nuclear. Eles entendem isso", declarou, segundo a emissora de televisão norte-americana CNN.


O chefe da Casa Branca fez essas declarações a poucos dias do início das conversas entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear iraniano, previstas para começar neste sábado, em Omã.

Trump afirmou na segunda-feira que seu governo está "mantendo conversas diretas com o Irã", uma afirmação desmentida horas antes pelas autoridades iranianas. "Acredito que todos concordam que chegar a um acordo seria o ideal", disse, antes de destacar que a alternativa "é algo com o qual eu não gostaria de me envolver".

Postar um comentário

0 Comentários