O ministério das Relações Exteriores do Irã disse que as negociações foram "construtivas e baseadas no respeito mútuo"
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (12) que as conversas com o Irã sobre o programa nuclear do país estão indo bem.
Falando com jornalistas a bordo do avião presidencial, o Air Force One, Trump afirmou: "Acho que as coisas estão indo bem. Nada importa até que esteja concluído. Então, não gosto de falar muito sobre isso. Mas está indo bem. A situação com o Irã está indo muito bem, eu acho". A Casa Branca anunciou ontem à noite que as negociações em Omã foram muito positivas e construtivas.
O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, disse ao ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, que Trump o instruiu a buscar uma solução para os conflitos entre os dois países por meio do diálogo e da diplomacia, se isso for possível. As duas delegações concordaram em se reunir novamente no próximo sábado.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã descreveu as conversas como "construtivas e baseadas no respeito mútuo". Também foi relatado que Araghchi e Witkoff tiveram uma breve conversa direta ao sair do local das negociações em Mascate, capital de Omã.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ismail Bakaei, disse ontem à noite, na televisão iraniana, que não espera que as negociações atuais sejam demoradas. "Nosso objetivo é garantir os interesses nacionais do Irã. Estamos dando uma oportunidade real e sincera à diplomacia", acrescentou.
"Conversas positivas e construtivas"
Uma fonte de Omã disse à agência Reuters hoje que "as negociações entre Irã e EUA têm como objetivo reduzir as tensões na região, discutir a troca de prisioneiros e chegar a acordos limitados para aliviar as sanções – em troca de controle sobre o programa nuclear do Irã."
Enquanto isso, a Rússia se mostrou otimista com o resultado das conversas entre Washington e Teerã. O embaixador da Rússia para instituições internacionais em Genebra, Mikhail Ulyanov, escreveu em uma publicação no Telegram que tanto os iranianos quanto os americanos descreveram as negociações como positivas e construtivas.
0 Comentários