Os perfis trazem uma biografia, descrevem a carreira do cardeal dentro da Igreja
Em tese, qualquer católico do sexo masculino, batizado, pode ser eleito papa, mas há muitos séculos o Colégio dos Cardeais costuma eleger um de seus membros – o último não cardeal escolhido para o pontificado foi o italiano Bartolomeo Prignano, que se tornou Urbano VI, no fim do século 14.
Se até a eleição de João Paulo II, em 1978, os favoritos – chamados de papabili, italiano para "papáveis" – costumavam ser quase que exclusivamente italianos, isso mudou ao longo do pontificado do papa polonês; o conclave de 2005 já tinha papabili de vários outros países, e inclusive de outros continentes: o argentino Jorge Mario Bergoglio era um deles, embora tenha sido eleito apenas em 2013, para suceder o alemão Bento XVI. Francisco internacionalizou ainda mais o Colégio de Cardeais, reduzindo o peso dos europeus em geral, e especialmente dos italianos, refletindo melhor o perfil dos católicos, que crescem mais no chamado "Sul Global" que no Ocidente rico.
Poucos conclaves na história recente têm claros favoritos como foram Eugenio Pacelli (Pio XII, eleito em 1939) ou, em certa medida, Joseph Ratzinger (Bento XVI, eleito em 2005); o normal é que haja vários cardeais com chances reais de eleição e, quanto maior se torna o Colégio Cardinalício, maior é o número de papabili.
A Gazeta do Povo publica, com exclusividade, os perfis dos cardeais considerados candidatos mais fortes pelos experientes vaticanistas Diane Montagna e Edward Pentin. Eles são os autores do College of Cardinals Report, projeto on-line que mapeia todos os cardeais, com destaque para os papabili, que ganham perfis mais aprofundados. São cardeais de todos os continentes, com posições na Cúria Romana ou em dioceses importantes ao redor do mundo, com várias idades – um fator que pode pesar na escolha – e opiniões diversas.
Os perfis trazem uma biografia, descrevem a carreira do cardeal dentro da Igreja, e recolhem falas ou escritos do cardeal a respeito de alguns temas importantes dentro do mundo católico, como a ordenação de mulheres, a relativização do celibato sacerdotal, as restrições à missa tridentina, a sinodalidade e a comunhão para católicos divorciados em nova união civil. Leia os perfis, listados abaixo em ordem alfabética de sobrenome:
Fridolin Ambongo Besungu (República Democrática do Congo)
Raymond Burke (Estados Unidos)
Luis Antonio Tagle (Filipinas)
0 Comentários