China anuncia tarifas de 34% sobre todos os produtos dos EUA

Ditador da China, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Donald Trump: países vivem guerra comercial (Foto: EFE/EPA/WU HAO/SHAWN THEW / POOL)

O regime de
 Xi Jinping anunciou ainda que adicionou 27 empresas às listas de empresas sujeitas a sanções comerciais ou controles de exportação

A China anunciou nesta sexta-feira (4) a imposição de uma tarifa de 34% sobre todos os produtos importados dos EUA, em resposta à medida do governo de Donald Trump de cobrar a mesma porcentagem sobre as exportações chinesas que chegarem ao território americano.

O Ministério do Comércio de Pequim também informou que o gigante asiático restringirá as exportações de uma série de materiais raros usados ​​em componentes eletrônicos, na indústria aeroespacial e em outros setores. A iniciativa pode atingir a produção de chips de computador e baterias de veículos elétricos, por exemplo.

O regime de Xi Jinping anunciou ainda que adicionou 27 empresas às listas de empresas sujeitas a sanções comerciais ou controles de exportação.

Em comunicado, o Ministério do Comércio afirmou que "a imposição pelos EUA das chamadas 'tarifas recíprocas' viola seriamente as regras da OMC, prejudica seriamente os direitos e interesses legítimos dos membros da OMC e atinge seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e a ordem econômica e comercial internacional". Recentemente, Pequim informou que havia entrou com uma ação judicial na Organização Mundial do Comércio (OMC) para rever as ações de Trump.

No início do ano, em fevereiro, a China já havia anunciado a imposição de uma tarifa de 15% sobre as importações de carvão e produtos de gás natural liquefeito dos EUA, adicionando uma tarifa de 10% sobre petróleo bruto, máquinas agrícolas e carros de grande porte.

Postar um comentário

0 Comentários