Trump diz que Zelensky está tentando 'recuar' no acordo de minerais

JIM LO SCALZO / POOL

Trump
 demonstrou frustração com a postura de Kiev e disse que a Ucrânia pode enfrentar consequências caso recue do compromisso


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou neste domingo (30) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de estar tentando "recuar" no acordo sobre minerais e terras raras que está sendo negociado entre os dois países.

Segundo informações da mídia americana, as acusações ocorreram após o governo ucraniano sinalizar que os termos da proposta americana mudaram nos últimos dias, levantando dúvidas em Kiev sobre a assinatura imediata do pacto. Zelensky afirmou na última quinta-feira (27) que a proposta americana tem sofrido alterações frequentes e que ainda é cedo para formalizar um pacto.

"Já concordamos com um ‘acordo de estrutura’ e depois um acordo completo seria elaborado, com mais pesquisas e ratificação no parlamento ucraniano", explicou. "Mas então o lado americano mudou sua posição para apresentar 'um acordo completo imediatamente'", disse o presidente da Ucrânia. "Então é muito cedo para falar sobre o acordo, que foi alterado várias vezes. Mas eu não gostaria que os Estados Unidos tivessem a sensação de que a Ucrânia é contra ele, no geral. Temos mostrado consistentemente nossos sinais positivos. Somos a favor da cooperação com os Estados Unidos."

O acordo prevê o acesso dos Estados Unidos a vastas reservas de recursos naturais ucranianos, incluindo petróleo, gás e minerais estratégicos, como grafite e terras raras, essenciais para tecnologias de ponta e segurança energética. No entanto, essas mudanças de última hora na proposta, que agora exigem a assinatura de um acordo completo e imediato — em vez de um texto preliminar — estão provocando um desconforto no governo de Zelensky.



Diante disso, Trump demonstrou frustração com a postura de Kiev e disse que a Ucrânia pode enfrentar consequências caso recue do compromisso.

"Vejo que ele [Zelensky] está tentando recuar no acordo sobre terras raras. E se ele fizer isso, terá problemas. Grandes, grandes problemas", declarou o presidente a bordo do Air Force One. "Fizemos um acordo sobre terras raras e agora ele está dizendo: 'bem, sabe, eu quero renegociar o acordo'", enfatizou.

Trump também associou a hesitação ucraniana à questão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Ele quer ser membro da Otan. Bem, ele nunca seria membro da Otan. Ele entende isso. Então, se ele está querendo renegociar o acordo, terá grandes problemas", completou.

Apesar da ausência de garantias de segurança militar, uma das prioridades da Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia, Washington tem promovido o acordo como essencial para garantir uma relação econômica duradoura entre os dois países.

Trump também enxerga a proposta como uma forma de retorno pelos investimentos feitos pelos EUA na guerra da Ucrânia.

Postar um comentário

0 Comentários