Uma equipe de astronautas iniciantes foi convocada para uma missão inédita a bordo de uma aeronave da empresa espacial de Elon Musk, a SpaceX: a exploração das regiões polares da Terra.
A viagem está marcada para acontecer na madrugada desta terça-feira (1º), com os exploradores sendo enviados no foguete Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon da SpaceX.
A missão Fram2, batizada em homenagem ao navio polar Fram, que foi usado por exploradores nas primeiras missões humanas no Ártico, tem o objetivo de lançar a nave com os astronautas em uma órbita polar da Terra, a fim de "oferecer uma nova perspectiva sobre os polos norte e sul", pouco explorados até o momento.
![]() |
Missão Fram2, da SpaceX, levará exploradores para os polos da Terra. Foto: Reprodução/X/@SpaceX |
A tripulação é formada por profissionais de diferentes áreas de atuação: o comandante será o investidor de criptomoedas Chun Wang, outros integrantes são a diretora de cinema Jannicke Mikkelsen, o piloto Rabea Rogge e o médico Eric Philips.
A missão está programada para ter uma curta duração de 3 a 5 dias, segundo um comunicado, e pretende ser pioneira na coleta de imagens dos polos terrestres a partir do espaço, abrindo caminho para futuras explorações mais longas e especializadas.
Ainda, a equipe conduzirá 22 experimentos focados na saúde e no desempenho humano fora do planeta.
0 Comentários