Melania Trump vai homenagear ex-refém do Hamas com prêmio de coragem

A primeira-dama dos EUA, Melania Trump (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

"Eu aceito este prêmio em nome das mulheres que lutaram na guerra, e em nome das mulheres que sofreram no cativeiro"


A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, vai homenagear Amit Soussana, ex-refém do grupo terrorista Hamas, que foi mantida durante 55 dias em cativeiro na Faixa de Gaza, com o Prêmio Internacional de Mulher de Coragem. A cerimônia está prevista para acontecer na próxima semana, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (28) pelo jornal israelense Times of Israel.

Amit Soussana foi sequestrada no dia 7 de outubro de 2023, durante os ataques coordenados pelos terroristas do Hamas contra o território de Israel, e permaneceu em cativeiro até ser libertada numa troca de prisioneiros e reféns durante a trégua ocorrida no final de novembro de 2023. Desde então, ela tem viajado o mundo em defesa dos reféns ainda mantidos pelo grupo palestino, tornando-se uma voz ativa na denúncia dos abusos cometidos pelos terroristas. Em seus testemunhos públicos, Soussana revelou que foi vítima de abusos sexuais severos enquanto esteve sob custódia do Hamas.

"Eu aceito este prêmio em nome das mulheres que lutaram na guerra, e em nome das mulheres que sofreram no cativeiro — que encontraram força umas nas outras para sobreviver ao inimaginável", declarou a ex-refém, em comunicado divulgado após o anúncio de sua seleção para o prêmio, ao lado de outras sete mulheres ao redor do mundo.

O Departamento de Estado dos EUA, responsável pela entrega do prêmio, afirmou em nota que "Amit Soussana usa sua voz para defender corajosamente os sobreviventes, utilizando seu próprio exemplo de vida para descrever o trauma que sofreu como refém do ataque de 7 de outubro em Israel". O órgão destacou ainda que Soussana tem se dedicado a aumentar a conscientização sobre as condições enfrentadas pelos homens, mulheres e crianças que continuam em poder do Hamas.

Postar um comentário

0 Comentários