Terceira Guerra Mundial? França distribuirá manual sobre 'ameaças iminentes' em todo o país

Reuters | Reprodução

Europe 1 informou que o manual também terá instruções sobre como montar um kit de sobrevivência


O governo da França está elaborando um manual de sobrevivência com orientações sobre como se preparar para uma "ameaça iminente", a ser enviado a todos os domicílios do país.


Segundo informações do jornal britânico The Guardian, o manual incluirá informações sobre como proceder em casos de conflito armado, crise de saúde pública e desastres naturais, entre outros cenários, e caso seja aprovado pelo primeiro-ministro francês, François Bayrou, será enviado até o meio do ano para toda a população.

"O objetivo deste documento é garantir a resiliência das populações diante de todos os tipos de crise, sejam elas naturais, tecnológicas, cibernéticas ou relacionadas à segurança", disse um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro à rádio Europe 1.

Segundo o Guardian, o manual terá conselhos sobre como proteger "você e aqueles ao seu redor", o que fazer se uma ameaça for iminente (incluindo números de telefone de emergência, canais de rádio e orientação para fechar portas e janelas em situação de ameaça nuclear) e detalhes de como se envolver na defesa de comunidades locais, como a inscrição em unidades de reserva ou grupos de combate a incêndio.

A Europe 1 informou que o manual também terá instruções sobre como montar um kit de sobrevivência, com pelo menos seis litros de água, 12 latas de comida, pilhas e outros itens, e suprimentos médicos básicos, como paracetamol, compressas e solução salina.

Devido à ameaça da Rússia, que em 2022 iniciou uma guerra de anexação na Ucrânia (já havia ocupado a península ucraniana da Crimeia em 2014), países da Otan tem planejado medidas caso o conflito se espalhe para o resto do continente. Essas ações se intensificaram devido à postura do presidente americano, Donald Trump, de que a Europa deve cuidar da própria defesa.

No ano passado, a imprensa alemã relatou que Berlim elaborou o "Plano de Operações Alemanha", que estabelece uma série de protocolos para defesa do país em caso de invasão.

Na Polônia, o site RMF24 noticiou que o governo está desenvolvendo um guia sobre como agir em situações de ameaça, que será relativo a situações de crise variadas, não apenas guerras.

O guia, que deve ser concluído até o final de abril, terá informações sobre como sobreviver em situações de crise por 72 horas, quais suprimentos são necessários, como sobreviver em casa por esse período de tempo sem energia elétrica, entre outros pontos.

Postar um comentário

0 Comentários