Zelensky faz chamada com Netanyahu para discutir 'questões bilaterais'

traduza a legenda e otimize: Ukraine's President Volodymyr Zelenskiy and Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu shake hands during their meeting on sidelines the 78th Session of the UN General Assembly in New York City, US, September 19, 2023. (photo credit: VIA REUTERS) O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apertam as mãos durante uma reunião à margem da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, EUA, em 19 de setembro de 2023. (crédito da foto: VIA REUTERS)

Na última terça-feira, a Embaixada da Ucrânia declarou em um comunicado a Israel que espera que um projeto de lei do Knesset, permitindo que Israel transfira para a Ucrânia armas de fabricação russa apreendidas no Líbano, seja aprovado


O presidente ucraniano, 
Volodymyr Zelensky, afirmou em uma publicação no X/Twitter nesta terça-feira que teve uma conversa com o Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir questões bilaterais. No entanto, ele não forneceu mais detalhes específicos.

Zelensky
 disse que informou a Netanyahu que "acolheu o início da libertação dos reféns" e ressaltou ao primeiro-ministro a "importância das pessoas voltarem para casa e se reunirem com suas famílias". Ele também disse que "expressou esperança" pela "pronta" libertação de todos os reféns que ainda estão em Gaza.

O presidente ucraniano também informou a Netanyahu sobre sua participação em eventos que comemoraram o 80º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau. Ele disse que transmitiu suas "condolências ao primeiro-ministro e ao povo de Israel em relação à tragédia do Holocausto".

"Também discutimos a manutenção de um contato próximo com parceiros, especialmente os Estados Unidos e o Presidente Trump", acrescentou ele no final da publicação.

Transferência de armas

Na última terça-feira, a Embaixada da Ucrânia declarou em um comunicado a Israel que espera que um projeto de lei do Knesset, permitindo que Israel transfira para a Ucrânia armas de fabricação russa apreendidas no Líbano, seja aprovado.

O embaixador da Ucrânia em Israel, 
Yevgen Korniychuk, recebeu a vice-ministra das Relações Exteriores de Israel, Sharren Haskel, ocasião em que Korniychuk agradeceu a Haskel pela proposta do projeto de lei e "expressou esperança por uma resolução positiva", segundo a declaração.

Jerusalém tem adotado uma postura em grande parte neutra em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia; no entanto, caso esse projeto de lei seja aprovado, isso marcaria uma mudança drástica na política israelense e provavelmente uma queda nas relações entre a Rússia e Israel.

Korniychuk 
Haskel também discutiram "desafios comuns", incluindo a cooperação militar entre Irã e Rússia, que "representa uma ameaça à segurança nacional tanto da Ucrânia quanto de Israel", segundo a declaração. Korniychuk enfatizou que combater essa ameaça é um "interesse compartilhado por ambas as nações".

Postar um comentário

0 Comentários