Israel entra em contato com o Iraque para libertação de israelense sequestrada

(ARQUIVO) Foto tirada em 26 de maio de 2017, em Istambul, pelo jornalista sírio Ahmad Mohamad e divulgada em 5 de julho de 2023, mostra a acadêmica israelense-russa Elizabeth Tsurkov, desaparecida no Iraque há meses. Ahmad Mohamad / AFP

As negociações estão em seus estágios iniciais, segundo a fonte, e ainda não há informações sobre a situação dela, inclusive se ela está viva


O jornal Emirati Erem News informou no domingo (5) que uma equipe diplomática ocidental e partidos locais iraquianos estão em contato contínuo para encontrar uma solução para o caso de Elizabeth Tzurkov, uma israelense sequestrada no ano passado no Iraque.

"Os contatos estão sendo realizados por uma equipe de vários países, sob a proteção e coordenação de uma coalizão internacional, de forma informal, com a participação de partidos iraquianos no processo político, numa tentativa de reativar as negociações relacionadas ao sequestro da israelense", disse uma fonte, confirmando uma reportagem anterior divulgada pelo i24NEWS.

Ele acrescentou que "Tzurkov foi sequestrada por grupos armados locais, e não há comunicação direta entre a equipe internacional e esse grupo, exceto por meio de intermediários". As negociações estão em seus estágios iniciais, segundo a fonte, e ainda não há informações sobre a situação dela, inclusive se ela está viva.

O canal hebraico do i24NEWS relatou na última quinta-feira que autoridades israelenses fizeram contatos por meio de um terceiro nos últimos meses para a libertação de Tzurkov.

Tzurkov chegou ao Iraque como pesquisadora e foi sequestrada em 2023 pela organização terrorista Kata'ib Hezbollah, que tem apoio iraniano.

Postar um comentário

0 Comentários