"Não tenho dúvidas de que chegará o dia em que, em uma Teerã livre, israelenses e iranianos construirão um futuro de prosperidade e paz"
O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou a se dirigir ao povo do Irã, em vídeo divulgado na rede social X nesta terça-feira (12), advertindo-o de que o regime do país islâmico "está roubando dinheiro" da população em "guerras desnecessárias que não vai vencer".
"O regime [iraniano] lançou centenas de mísseis balísticos contra o meu país. Eu me pergunto, disseram a eles quanto custou esse ataque? O valor foi de US$ 2,3 bilhões. Essa é a quantia que eles desperdiçaram de seus preciosos recursos em ataques inúteis", criticou o premiê, em referência ao ataque do Irã em 1º de outubro com quase 200 mísseis balísticos contra o território israelense.
Netanyahu afirmou que, depois de um primeiro vídeo divulgado em 31 de outubro, no qual fez um apelo direto ao povo do Irã, muitos cidadãos do país entraram em contato com Israel e, por essa razão, hoje ele decidiu fazer um "novo apelo" a eles.
"Os mísseis [iranianos] causaram danos marginais em Israel, mas que danos eles causaram a você? Essa quantia [de dinheiro] poderia ser adicionada ao seu orçamento de transporte e ao sistema educacional do Irã", acrescentou Netanyahu em seu vídeo.
Com a possibilidade de o Irã atacar Israel novamente, Netanyahu alertou o povo iraniano que, se tal cenário se concretizar, "será muito prejudicial para a economia do Irã".
"Eles estão obcecados em destruir Israel, em vez de construir o Irã. É uma pena. Sei que muitos de vocês não querem essa guerra. Eu e o povo de Israel também não queremos essa guerra", declarou.
A mensagem do premiê israelense foi veiculada depois que o Irã alertou, por meio de canais diplomáticos, nas últimas semanas, que está preparando uma resposta militar contra Israel que envolveria o uso de armas "mais poderosas", segundo uma autoridade do Egito citada pelo jornal The Wall Street Journal.
O ataque aéreo punitivo de Israel contra o Irã em 26 de outubro abalou as defesas aéreas estratégicas do país, deixando-o fortemente exposto, segundo os militares israelenses, além de matar cinco pessoas.
Até o momento, Israel se absteve de atacar as instalações nucleares e de petróleo do Irã, essenciais para sua economia e segurança, mas essa visão pode mudar, de acordo com autoridades israelenses.
"Não tenho dúvidas de que chegará o dia em que, em uma Teerã livre, israelenses e iranianos construirão um futuro de prosperidade e paz. Esse é o futuro que Israel merece. Esse é o futuro que o Irã merece", concluiu Netanyahu em sua mensagem.
0 Comentários