Reportagem revela detalhes sobre possível acordo de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah

Tropas da Brigada de Comando das IDF operam no sul do Líbano, em uma foto divulgada em 14 de novembro de 2024  Forças de Defesa de Israel

Após dois meses de cessar-fogo, será retomada a atividade do comitê tripartite (Líbano, Israel e UNIFIL)

O portal de notícias libanês al-Modon revelou neste sábado os princípios do rascunho para um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Líbano, mais precisamente com o Hezbollah.  

A proposta inclui a retirada total das tropas israelenses, o deslocamento de cinco mil soldados libaneses para o sul do Líbano e a concessão de autoridade militar exclusiva ao exército libanês na região.  

Segundo a publicação, o acordo formulado contém dez cláusulas principais: cessar-fogo imediato, deslocamento do exército libanês para o sul do país — sendo que, na primeira fase, cinco mil soldados assumirão posições — e a concessão de autoridade exclusiva às forças de segurança libanesas.  

O acordo também prevê que o exército libanês receberá assistência para controlar os pontos de passagem na fronteira e evitar o tráfico de armas na área.  

O rascunho ainda inclui a reativação da força UNIFIL, a retirada total de Israel de todos os territórios conquistados e a realização de inspeções pelo exército libanês para verificar a presença de armas ilegais no sul do país.

Após dois meses de cessar-fogo, será retomada a atividade do comitê tripartite (Líbano, Israel e UNIFIL) para discutir a delimitação da fronteira terrestre e outros 13 pontos de discordância.

Postar um comentário

0 Comentários