Rússia e China reafirmam parceria estratégica na política externa

Vladimir Putin, ditador russo, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, buscam estreitamento de laços diante de novo cenário geopolítico | Foto: EFE/EPA/SERGEY BOBYLEV / SPUTNIK / KREMLIN

"As nossas relações com os amigos chineses são vistas cada vez mais positivamente pelos países da maioria mundial", disse
 Lavrov


Os ministros das Relações Exteriores de Rússia, Sergey Lavrov, e China, Wang Yi, defenderam nesta segunda-feira (10) a importância de uma coordenação nas políticas externas de seus países.

"Temos uma responsabilidade especial de prestar atenção à coordenação da política externa", disse Lavrov, citado pela agência de notícias oficial russa TASS, em um encontro com o seu homólogo chinês durante a reunião dos ministros das Relações Exteriores dos Brics, que acontece hoje na cidade russa de Nizhny Novgorod.

O chefe da diplomacia russa destacou que esta coordenação é necessária em particular na ONU e seu Conselho de Segurança, nos Brics, na Organização de Cooperação de Xangai (OCX), no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) e outros formatos multilaterais.

"As nossas relações com os amigos chineses são vistas cada vez mais positivamente pelos países da maioria mundial", disse Lavrov. O ministro russo acrescentou que está aumentando o número de países dispostos a cooperar tanto com os Brics quanto com a OCX.

"É realmente importante fortalecermos a coordenação nas estruturas multilaterais para proteger os nossos interesses legítimos", disse Wang. O chefe da diplomacia disse que "isto é feito para proteger os interesses comuns dos países em desenvolvimento".

Postar um comentário

0 Comentários