Macron acrescentou que está trabalhando com seus parceiros na região
O presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou-se neste sábado (1º) a favor da proposta de acordo global dos Estados Unidos no conflito entre Israel e o Hamas e disse que seu país trabalha com os seus parceiros na região visando "paz e segurança para todos".
Em uma breve mensagem na sua conta na rede social X (antigo Twitter), Macron reagiu ao plano apresentado na sexta-feira (31) pelo presidente dos EUA, Joe Biden, baseado em uma proposta israelense, de três fases, para um cessar-fogo duradouro e a libertação dos reféns. "Apoiamos a proposta dos Estados Unidos para um acordo global", escreveu o presidente francês na sua mensagem.
Macron acrescentou que está trabalhando com seus parceiros na região, em uma alusão aos contatos que mantêm com os países mediadores do conflito, Catar e Egito. A proposta israelense anunciada por Biden começaria com uma fase de seis semanas de cessar-fogo completo, a libertação de alguns reféns e a retirada parcial do Exército israelense.
Durante essas seis semanas, Israel e Hamas deveriam negociar os detalhes da segunda fase, que envolveria "o fim permanente das hostilidades", a libertação dos demais reféns, inclusive soldados, e a retirada do Exército israelense da Faixa de Gaza, de acordo com as explicações oferecidas por Biden.
A proposta foi bem recebida pelo Hamas, enquanto o gabinete do Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deixou claro que a guerra não terminará até que Israel alcance o seu objetivo de eliminar as capacidades militares e governamentais do Hamas em Gaza.
0 Comentários