Historiador prevê possível guerra total entre Israel e Hezbollah | Opinião

IDF | Divulgação

Historiador Militar Danny Orbach discute as complexidades de um possível confronto com o Hezbollah e as implicações de uma zona tampão no sul do Líbano


Em meio às crescentes tensões no norte de Israel e ao conflito contínuo com o Hezbollah, o Israel de Fato entrevistou o professor Danny Orbach, historiador militar da Universidade Hebraica de Jerusalém. Orbach acredita que, embora nenhuma das partes deseje um confronto em grande escala, existe a possibilidade de a situação se descontrolar. "Eu diria que hoje há uma probabilidade de 60% a 70% de uma guerra total," afirmou.

Confira a íntegra da entrevista abaixo:

Israel de Fato: É possível que Israel abra uma nova frente contra o Hezbollah e até considere uma invasão terrestre ao Líbano?

Danny Orbach: Do ponto de vista militar, é problemático manter uma guerra em duas frentes. No caso de uma guerra no norte de Israel/sul do Líbano, seria melhor aguardar o fim da campanha em Rafah (no sul de Gaza). O problema é que talvez não tenhamos esse tempo.

Israel de Fato: Por que não?

Danny Orbach: O público israelense está mostrando uma capacidade cada vez menor de suportar a guerra atual. Uma guerra no Líbano seria extremamente difícil. No entanto, os incêndios no norte de Israel e os ataques incessantes do Hezbollah estão pressionando o governo a tomar decisões.

Israel de Fato: E quais seriam as dificuldades no Líbano?

Danny Orbach:
Ao contrário de Gaza, não é possível ocupar todo o Líbano. Isso obriga Israel a fazer escolhas: ou estabelecer uma zona tampão ou atacar a infraestrutura libanesa. Além disso, há a pressão da comunidade internacional. O exército está preparado, até porque não há melhor treinamento do que a guerra, mas será necessário decidir a intensidade das operações: se focar no norte contra o Hezbollah ou no sul contra o Hamas.

Se uma zona tampão for estabelecida no sul do Líbano, essa será a próxima grande discussão interna na sociedade israelense.

Israel de Fato: E como você avalia hoje a chance de uma guerra aberta entre Israel e o Hezbollah?

Danny Orbach: Eu diria que há uma probabilidade de 60% a 70% de uma guerra total, apesar de nenhuma das partes estar interessada nisso.

Israel de Fato: A ideia de Israel de pressionar o Líbano a aceitar a Resolução 1701 pode ser uma forma de evitar a guerra?

Danny Orbach: A resolução exige que os membros do Hezbollah se afastem da fronteira. O problema é que eles moram nas vilas e aldeias do sul. Mesmo que a resolução seja implementada, eles voltarão para suas casas em algum momento. Por isso, acredito que a questão da zona tampão pode ser a próxima grande discussão da sociedade israelense.

*Com informações do Israel de Fato

Postar um comentário

0 Comentários