Fenômeno foi causado pela queda da rocha de um cometa
Na madrugada do sábado (18), um meteoro iluminou cidades de Portugal e Espanha.
O evento foi registrado e compartilhado por usuários nas redes sociais, que postaram vídeos e fotos do clarão azul.
O Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, também documentou o fenômeno e descreveu o meteoro como uma "enorme bola de fogo azul".
Em Portugal, a maioria dos registros foi feita no norte do país, por volta das 23h50 (19h50 no horário de Brasília). Também há relatos em regiões mais ao sul, incluindo a capital, Lisboa.
Mais um registo incrível!
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) May 18, 2024
☄️😲 pic.twitter.com/1bbsWHAQr8
Detalhes sobre o meteoro
O professor José María Madiedo, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia e líder do SMART Project, explicou que o meteoro era a rocha de um cometa que entrou na atmosfera terrestre a 161 mil km por hora.
Espectacular bola de fuego sobre #España y #Portugal convierte por un instante la noche en día. Fue producida por una roca procedente de un cometa. La roca entró en la atmósfera a 161 mil km/h https://t.co/ZG35MWhhpu @tiempobrasero @A3Noticias @EFEciencia @europapress @20m…
— Jose Maria Madiedo (@jmmadiedo) May 19, 2024
O brilho começou a 122 km de altitude e se apagou a 54 km de altura. O meteoro era extremamente luminoso, mais brilhante que a Lua cheia, e foi avistado a mais de 800 km de distância.
Madiedo também informou que a rocha se fragmentou durante a passagem e se desintegrou completamente antes de atingir o solo. Até este domingo, 19, não foram encontrados fragmentos na superfície terrestre.
0 Comentários