Gabinete de governo do Irã diz que não haverá mudanças na gestão com morte de Raisi

O primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, foi nomeado presidente interino do país após a morte de Raisi | Foto: EFE/EPA/Gabinete presidencial iraniano

O gabinete não deu detalhes sobre o horário do enterro de 
Raisi ou quaisquer planos para sua sucessão


O gabinete de governo do Irã garantiu nesta segunda-feira (20) que não haverá "nenhum problema" na gestão do país após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero.

"Asseguramos à nossa nação leal, grata e amada que o caminho cheio de honra e serviço continuará no espírito do incansável aiatolá Raisi, herói e servo da nação", disse o gabinete em comunicado ao término da primeira reunião após o anúncio da morte do mandatário.

O gabinete descreveu Raisi, de 63 anos, como um trabalhador incansável que "sacrificou sua vida pelo país".

A mídia estatal IRNA publicou uma fotografia do assento de Raisi no gabinete com uma imagem do presidente e um turbante preto, que ele usava como descendente do profeta Maomé.

O gabinete não deu detalhes sobre o horário do enterro de Raisi ou quaisquer planos para sua sucessão.

Também morreram no acidente o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian; o governador da província de Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati; e o líder das orações de sexta-feira na cidade de Tabriz, Mohammad-Ali Al-Hashem, além de membros da tripulação.

O gabinete foi presidido pelo primeiro vice-presidente do Irã, Mohamad Mojber, de 68 anos, que deve assumir a presidência de acordo com a Constituição iraniana.

O helicóptero em que Raisi viajava desapareceu neste domingo (19) enquanto voltava da cidade de Tabriz junto com outras duas aeronaves que chegaram em segurança ao seu destino. A mídia oficial iraniana informou que a aeronave realizou "pouso forçado", sem explicar as causas.

Após a perda de contato, uma extensa operação de resgate foi lançada com pelo menos 65 equipe, mas as operações foram prejudicadas pelo mau tempo, chuva e neblina densa na área montanhosa onde ocorreu o acidente, informou o Crescente Vermelho.

Postar um comentário

0 Comentários