Em evento nos EUA, Milei convida investidores a transformarem a Argentina na 'Roma do século XXI'

O presidente da Argentina, Javier Milei, discursa na Conferência Global do Milken Institute 2024 no The Beverly Hilton, na Califórnia | Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER

Milei 
se encontrou novamente com o bilionário Elon Musk


O presidente da Argentina, Javier Milei, convidou nesta segunda-feira (6), em Beverly Hills (EUA), empresários e líderes financeiros que participam da 27ª Conferência Global organizada pelo Instituto Milken a apostar e investir em seu país.

"Ajudem-me, vocês que são o progresso humano encarnado, a fazer da Argentina a nova Roma do século XXI, a fazer da Argentina uma terra de oportunidades para todos aqueles que estiverem dispostos a habitar nosso solo", disse.

Milei participou do primeiro dia da reunião anual, que em 2024 tem como tema "Moldando um futuro compartilhado", defendendo o modelo capitalista e o trabalho realizado em seus cinco meses de mandato.

Em seu discurso, que durou pouco mais de meia hora, o presidente argentino chamou os participantes do almoço de "heróis" e lhes garantiu que seu país é "uma promessa de prosperidade".

"Estou aqui hoje para lhes dizer que a Argentina está pronta para esse enorme desafio e tem todas as condições para ser a 'Meca' do Ocidente", reiterou.

O mandatário argentino insistiu que, sob seu governo, a Argentina "gerará enormes oportunidades de investimento para aqueles que apostarem no país". O público aplaudiu Milei quando ele falou sobre os "feitos" que implementou na economia.

O chefe da Casa Rosada criticou o Fórum de Davos e os "líderes do Ocidente" pela intervenção estatal nos mercados, que, em sua opinião, "traz mais problemas do que benefícios". Ele também criticou os protestos nas universidades dos EUA contra a guerra na Faixa de Gaza e disse que os manifestantes apoiam o terrorismo e promovem o antissemitismo.

A reunião, que será encerrada nesta quarta-feira (8), conta com a presença de figuras importantes do mundo empresarial e bancário e de instituições oficiais, como a diretora do Fundo Monetário Internacional, Krislalina Georgieva.

Antes de seu discurso, Milei teve uma reunião a portas fechadas com Michael Milken, presidente do Milken Institute, acompanhado pelo embaixador argentino nos EUA, Gerardo Werthein; o ministro da Economia, Luis Caputo, e o empresário Robert K. Citrone, cofundador da Discovery Capital Management e proprietário minoritário do Pittsburgh Steelers, da NFL.

Milei também se reuniu com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que lhe deu uma camisa com seu nome e o número 10.

Novo encontro com Elon Musk

Durante sua viagem aos EUA, Milei se encontrou novamente com o bilionário Elon Musk, que ele mencionou brevemente em seu discurso, destacando seu trabalho para promover viagens a Marte por meio da companhia SpaceX.

Javier Milei, durante encontro com o dono da rede social X e da Tesla, o bilionário Elon Musk, acompanhado pela secretária-geral da Presidência, Karina Milei, e o embaixador em Washington, Gerardo Werthein | Foto: EFE/ OPR Argentina | EFE/OPR Argentina
Javier Milei, durante encontro com o dono da rede social X e da Tesla, o bilionário Elon Musk, acompanhado pela secretária-geral da Presidência, Karina Milei, e o embaixador em Washington, Gerardo Werthein | Foto: EFE/ OPR Argentina | EFE/OPR Argentina


Em uma foto divulgada pela assessoria de imprensa do presidente, Milei e Musk aparecem fazendo sinal de positivo com as mãos. Esta é a segunda vez que Milei se encontra com Musk em menos de um mês, já que em abril o presidente argentino viajou ao Texas para visitar uma das fábricas da fabricante de carros elétricos Tesla, que pertence ao bilionário.

Esta é a quinta viagem de Milei ao exterior desde que assumiu a presidência da Argentina em 10 de dezembro do ano passado.

Postar um comentário

0 Comentários