O ataque, que atingiu base militar de Israel, teria sido o mais pesado do Hezbollah em meio à guerra, afirma mídia israelense
Um drone carregado de explosivos, lançado pelo grupo terrorista Hezbollah a partir do Líbano, atingiu uma área na Baixa Galileia na noite de quarta-feira (15), de acordo com informações dos militares.
Em um comunicado, o Hezbollah afirmou ter como alvo uma base militar perto da junção de Golani, a oeste de Tiberíades, a aproximadamente 35 quilômetros da fronteira com o Líbano, utilizando vários drones carregados de explosivos.
Esse ataque teria sido o mais pesado do Hezbollah a Israel em meio à guerra.
Nos últimos sete meses, o Hezbollah lançou milhares de drones, mísseis e foguetes contra o norte de Israel, embora a maioria dos ataques tenha se limitado à área fronteiriça. Até quarta-feira, o grupo terrorista havia disparado projéteis contra alvos israelenses a até cerca de 15 quilômetros da fronteira.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que não houve feridos no ataque ocorrido na noite de quarta-feira. Detalhes sobre danos potenciais não foram fornecidos imediatamente.
Em sua declaração, o grupo terrorista alegou ter atingido uma base da Força Aérea Israelense, de onde é operado um grande dirigível de detecção de mísseis, conhecido como Sky Dew.
Dirigível contendo um sistema de radar avançado que Israel planeja implantar ao norte para detectar mísseis e drones | Foto: Ministério da Defesa de Israel |
Durante o incidente, um alarme de suspeita de infiltração de drones soou em Jordan River Village, uma vila recreativa na Baixa Galileia, próxima à base Sky Dew.
'Resposta'
O Hezbollah afirmou que o ataque com drones foi uma resposta aos recentes ataques israelenses no sul do Líbano, que resultaram na morte de membros do grupo. Na noite de terça-feira, um importante comandante de campo, Hussein Ibrahim Makki, foi morto em um ataque de drone das IDF.
O ataque levou o Hezbollah a realizar vários ataques importantes no norte de Israel, incluindo o ataque de drones.
Horas após o ataque com drones de quarta-feira, a mídia libanesa relatou ataques aéreos israelenses em Baalbek, no nordeste do Líbano, um reduto do Hezbollah localizado a cerca de 100 quilômetros da fronteira.
Os relatórios descreveram o ataque israelense como o maior na região de Baalbek durante a guerra. Também mencionaram que vários alvos foram atingidos nas áreas de Nabi Chit e Brital.
بعلبك منذ قليل pic.twitter.com/AS9fgvcShE
— أحمد عباس ياسين || Ahmed A. Yassine (@ahmedyassine30) May 15, 2024
*Com informações do The Times of Israel via portal Guiame
0 Comentários