Macron também ressaltou que a eleição de Lula restaurou o equilíbrio institucional, além de ter iniciado um novo capítulo na relação Brasil-França
A passagem do presidente da França, Emmanuel Macron, pelo Brasil chegou ao fim, mas deixou inúmeras lembranças. Desde a chegada do mandatário francês, na última terça-feira (26), o líder protagonizou momentos que foram de acordos firmados, até críticas à parceria comercial entre União Europeia e Mercosul, passando pelas fotos "de ensaio de casamento" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em uma postagem na redes sociais, inclusive, Macron afirmou que "foi um casamento" e que os dois países se amam. Além disso, o presidente francês destacou o acolhimento do povo brasileiro e detalhou o que fez em cada cidade visitada.
"Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio de Janeiro a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo", afirmou.
Macron também ressaltou que a eleição de Lula restaurou o equilíbrio institucional, além de ter iniciado um novo capítulo na relação Brasil-França. "Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso. Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum. Acabamos de inaugurar um novo capitulo na nossa relação", concluiu.
A visita ao Brasil se encerrou em Brasília (DF), onde Macron participou de atos com Lula na Praça dos Três Poderes e um almoço no Itamaraty.
0 Comentários