Termo usado para Ju Ae, como foi identificada pela inteligência sul-coreana, sugere possível status de sucessora e teria sido usado em reportagens sobre visita da jovem a uma fazenda com o pai
A mídia estatal norte-coreana se referiu, neste sábado, à filha adolescente do ditador Kim Jong-un como "grande guia", um termo que sugere um possível status de sucessora na liderança do regime, segundo analistas. As reportagens em inglês e coreano da agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA, sobre uma visita de Kim e sua filha a um complexo agrícola usam o termo honorífico no plural, dando a entender que se refere a ambos.
"Os grandes guias, juntamente com autoridades do Partido, do governo e militares, visitaram a fazenda", afirma a versão em inglês do artigo, acompanhada de imagens do ditador norte-coreano e sua filha.
Os analistas observaram que essa é a primeira vez que a filha de Kim, nunca nomeada pela mídia de Pyongyang, mas identificada pela inteligência sul-coreana como Ju Ae, foi apresentada dessa forma.
— É a primeira expressão que eleva Kim Ju Ae ao post [de líder] — disse Yang Moo-jin, reitor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, à AFP.
O termo coreano "hyangdo", que significa guia, é geralmente reservado para "líderes seniores ou sucessores" do regime comunista, disse Cheong Seong-chang, especialista do Instituto Sejong.
— Esse nível de adoração pessoal por Kim Ju Ae sugere fortemente que ela será a sucessora de Kim Jong Un como a próxima líder da Coreia do Norte — disse Cheong.
Kim Jong Un é neto do fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung, e sucedeu seu pai, Kim Jong Il, no comando do país quando ele morreu em 2011. Em caso de sucessão, sua filha Ju Ae seria a quarta da dinastia Kim a liderar o país.
O atual líder casou-se com sua esposa Ri Sol Ju em 2009, de acordo com a agência de espionagem de Seul. Ju Ae foi apresentada pela primeira vez ao mundo pela mídia oficial norte-coreana em 2022, quando acompanhou seu pai em um teste de míssil balístico intercontinental. Desde então, ela tem sido vista em muitos dos compromissos oficiais de seu pai, incluindo exercícios militares e visitas a uma fábrica de armas e a uma granja de aves.
Antes de 2022, a única confirmação de sua existência veio do ex-jogador da NBA Dennis Rodman, que visitou a Coreia do Norte em 2013 e alegou ter conhecido uma filha de Kim, chamada Ju Ae e então um bebê.
Inicialmente, Seul disse que Kim e sua esposa Ri tiveram seu primeiro filho, um menino, em 2010, e que Ju Ae nasceu mais tarde. Mas, no ano passado, o Ministério da Unificação de Seul disse que o governo era "incapaz de confirmar com certeza" a existência do filho de Kim Jong Un.
0 Comentários