Além da vitória em Nevada, o republicano superou a rival dentro da legenda por 74% a 26% na primeira disputa das Ilhas Virgens
O ex-presidente Donald Trump venceu com folga as convenções republicanas de Nevada na noite desta quinta-feira (8) como o único candidato importante a competir, após Nikki Haley decidir concorrer na terça-feira (6) nas primárias organizadas pelo partido na instância estadual, quando foi derrotada pela opção "nenhum dos candidatos".
Enquanto as cédulas continuavam a ser contadas na noite de ontem, o republicano somava mais de 99% dos votos, acumulando todos os 26 delegados que estavam em jogo no caucus.
Além da vitória em Nevada, o republicano superou a rival dentro da legenda por 74% a 26% na primeira disputa das Ilhas Virgens, onde Trump escolherá quatro delegados. Os dois novos resultados somam-se às vitórias em Iowa e New Hampshire, deixando o ex-mandatário cada vez mais próximo das eleições de novembro no país.
"Foi uma participação tremenda", disse Trump aos seus apoiadores durante uma celebração em Las Vegas, de onde acompanhou os resultados. "O entusiasmo da participação... acho que nunca vimos nada parecido antes".
A próxima votação das primárias do Partido Republicano ocorrerá na Carolina do Sul, no dia 24, terra natal de Nikki Haley, onde foi governadora e sua campanha investiu mais tempo e dinheiro para vencer. Haley também continua focada em outras primárias abertas ou semiabertas que estão por vir na Superterça, quando 16 Estados ou territórios dos EUA fazem suas primárias democratas, incluindo os dois Estados mais populosos do país, Califórnia e Texas.
Numa primária aberta, os eleitores não têm de registar-se formalmente num partido político antes do dia da eleição para poderem votar nas primárias desse partido. Nas primárias semiabertas, os eleitores que não são afiliados a um partido político podem escolher de qual partido gostariam de participar.
Dos 874 delegados em disputa no dia 5 de março, quase dois terços estão em estados com primárias abertas ou semiabertas, incluindo Texas, Maine e Virgínia. A campanha de Haley está de olho em vários estados que têm um grande contingente de eleitores com formação universitária, eleitores suburbanos e independentes, todos os quais tendem a apoiá-la em vez de Trump. Esses estados incluem Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Utah, Vermont e Virgínia.
0 Comentários