França e Ucrânia assinarão acordo de segurança bilateral em Paris

O presidente da França, Emmanuel Macron, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em 2023 | Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

Macron e Zelensky também discutirão a situação na frente de batalha

O presidente da França, Emmanuel Macron, receberá nesta sexta-feira (16) o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Palácio do Eliseu, em Paris, para assinar um acordo de segurança bilateral entre os dois países. O pacto visa dar um apoio de longo prazo à Ucrânia, que está lutando contra a invasão russa desde 2022.

O acordo de segurança prevê alguns elementos específicos sobre assistência militar da França à Ucrânia, para que esta possa resistir aos ataques russos. O conteúdo do pacto não foi divulgado em detalhes, mas fontes do Eliseu afirmaram que "haverá números" concretos sobre o alcance da ajuda francesa.

Macron
e Zelensky também discutirão a situação na frente de batalha, as necessidades da Ucrânia em termos de ajuda humanitária e econômica, e as negociações de adesão da Ucrânia à União Europeia, que contam com o total apoio da França.

O acordo de segurança entre França e Ucrânia segue a linha daqueles que Kiev já fechou com outros membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), como Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Polônia e Romênia. A Ucrânia também está negociando pactos semelhantes com a Alemanha e outros países europeus.

A visita de Zelensky a Paris ocorre às vésperas da Conferência de Segurança de Munique, que acontecerá a partir desta sexta-feira e vai até domingo (18), e terá as guerras da Ucrânia e Gaza como os dois dos principais temas de discussão.

Postar um comentário

0 Comentários