Base romana de 1,8 mil anos é descoberta em local do Armagedom bíblico

Base romana de 1,8 mil anos é descoberta em local do Armagedom bíblico | Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel/Facebook

Base militar mais completa já encontrada em Israel abrigou mais de 5 mil soldados na região de Megiddo; arqueólogos recuperaram moedas, armas, telhas, entre outros itens

Em escavação conduzida pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), arqueólogos encontraram ruínas de uma base militar romana de 1,8 mil anos. A descoberta ocorreu na região de Megiddo, local associado ao Armagedom mencionado na Bíblia (ou seja, onde se acredita que ocorrerá a grande batalha final entre o Bem e o Mal).

Outras bases militares romanas já haviam sido identificadas em Israel. No entanto, elas representavam acampamentos temporários ou pequenos. Já a base da legião romana VI, encontrada recentemente, apresenta dimensões inéditas: ela corresponde ao complexo militar inteiro – sendo, por isso, considerada rara.

"O acampamento da legião romana em Legio foi uma base militar permanente para mais de 5 mil soldados por mais de 180 anos, de 117-120 a 300 d.C", afirma Yotam Tepper, diretor de escavações. "Dois caminhos principais se interseccionavam no centro do acampamento, que tinha 550 metros de comprimento e 350 metros de largura", diz em comunicado.

Base legionária romana de 1,8 mil anos | Foto: Israel Antiquities Authority/Reprodução/Facebook
Base legionária romana de 1,8 mil anos | Foto: Israel Antiquities Authority/Reprodução/Facebook


Tepper comenta ainda que o local serviu como um ponto de referência para medir as estradas imperiais romanas que levavam às principais cidades da região norte.

Os arqueólogos conseguiram identificar a Via Pretoria (estrada principal do acampamento), um pódio semicircular e áreas pavimentadas com pedra que faziam parte de um grande prédio público. Também foram recuperados cacos de cerâmica, moedas, partes de armas, fragmentos de vidro e telhas.

Especialista durante escavações na base legionária | Foto: Israel Antiquities Authority/Reprodução/Facebook
Especialista durante escavações na base legionária | Foto: Israel Antiquities Authority/Reprodução/Facebook

Entre a variedade de achados, destacam-se as telhas – encontradas em grande quantidade. "As telhas, algumas das quais estampadas com carimbos da VI Legião, eram utilizadas para diversos propósitos: telhados de edifícios, pavimentação de pisos e revestimento de paredes", relata Tepper. "A tecnologia e o know-how, as técnicas de construção e as armas que a Legião trouxe da sua terra natal são únicas do exército romano."

O vídeo abaixo mostra imagens das escavações da base legionária romana. Veja:



Postar um comentário

0 Comentários