Esta é a segunda vez que a milícia ataca esse centro desde o início das hostilidades em outubro do ano passado
O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou que lançou nesta terça-feira (23) um grande número de projéteis contra um dos principais centros de inteligência do norte de Israel, em seu segundo ataque contra as instalações responsáveis pelas operações aéreas israelenses em vários países.
Combatentes do grupo terrorista atacaram a Base de Vigilância Aérea de Meron por volta das 10h50 (hora local, 5h50 de Brasília), em resposta a uma série de assassinatos seletivos atribuídos às forças de Defesa do país vizinho no Líbano e na Síria, e aos seus ataques contra áreas civis, segundo informou o Hezbollah em um comunicado.
Esta é a segunda vez que a milícia ataca esse centro desde o início das hostilidades em outubro do ano passado, uma vez que no dia 6 de janeiro já havia lançado 62 projéteis contra a instalação para vingar a morte do número dois do gabinete político do Hamas, Saleh al Arouri, em solo libanês.
Naquela ocasião, o Hezbollah garantiu que a base de Meron é a única destinada à administração, vigilância e controle aéreo no norte de Israel, e afirmou que Israel só dispõe de outras instalações deste tipo no sul do país.
Segundo suas informações, todas as operações aéreas que Israel lança contra o Líbano e a Síria são coordenadas a partir da base, além de quaisquer potenciais operações deste tipo na Turquia, no Chipre ou em outros países mediterrânicos.
O grupo libanês e as forças israelenses estão envolvidos em um intenso fogo cruzado através da fronteira comum desde 8 de outubro passado, em seus piores confrontos desde a guerra travada por ambos lados em 2006.
A intensidade da violência, que começou no quadro da guerra na Faixa de Gaza, suscitou receios de um possível conflito armado entre as partes.
0 Comentários