Líder chinês também teve encontro com Elon Musk e teria expressado apoio ao desenvolvimento da Tesla no país
O presidente da China, Xi Jinping, defendeu uma relação "estável, saudável e sustentável" e de cooperação com os Estados Unidos, e também o "respeito mútuo". O líder chinês realizou declarações públicas, no dia em que se reuniu com o presidente dos EUA, Joe Biden, em São Francisco, Califórnia.
Registradas no site do governo chinês, as falas de Xi pedem que se evite uma "mentalidade de soma zero" ou que se provoquem conflitos entre as partes, levando o mundo a divisões.
Ele disse que os dois países compartilham interesses comuns em muitos campos, como economia, comércio e agricultura, bem como em temas emergentes como mudanças climáticas e inteligência artificial.
Segundo o governo chinês, Xi também deixou claro a posição de Pequim sobre Taiwan, e enfatizou que os EUA não devem "apoiar a independência de Taiwan com ações concretas", e precisam parar de enviar armas a Taiwan. "A China eventualmente será reunificada", afirmou.
Xi disse ver "espaço ilimitado para cooperação entre os dois lados". Ele ainda comentou que, há pouco, três pandas gigantes do zoológico nacional em Washington retornaram à China, e sinalizou que "estamos dispostos a cooperar com os Estados Unidos na proteção dos pandas gigantes, buscando atender aos desejos do povo da Califórnia" de receber esse animal, em sinal de que Pequim deve enviar novos exemplares aos EUA.
'Discussão produtiva'
A secretária do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, afirmou no X (ex-Twitter) que a reunião entre o presidente Joe Biden e o da China, Xi Jinping, foi "produtiva", com foco em "gerenciar a competição e encontrar oportunidades de enfrentar desafios globais compartilhados".
Raimondo estava na comitiva americana na reunião realizada em São Francisco, Califórnia. A reunião ocorreu à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), que ocorre na cidade americana.
Tesla recebe agradecimento
A Tesla informou, em sua conta oficial na plataforma chinesa Weibo, que o executivo-chefe da empresa, Elon Musk, participou de um banquete na noite de quarta (15) para receber o presidente da China, Xi Jinping, em São Francisco (Califórnia, EUA).
Xi se reuniu com Musk e outros "importantes representantes" em uma pequena recepção antes do encontro e "expressou apoio ao desenvolvimento da Tesla na China".
Musk, por sua vez, agradeceu e elogiou o rápido desenvolvimento do setor de veículos com energia renovável na China, diz o texto.
A empresa lembra que está em seu décimo ano no mercado chinês.
0 Comentários