Blinken também vai enfatizar a importância de "estabelecer um Estado palestino independente"
O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, voltará a Israel e à Cisjordânia nesta semana, em sua terceira visita ao Oriente Médio desde o início da guerra entre o país e o grupo terrorista palestino Hamas.
O chefe da diplomacia dos EUA, que está em Bruxelas para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan, estenderá a viagem para além de quarta-feira (29) para visitar também a Macedônia do Norte, Israel, Cisjordânia e Emirados Árabes Unidos.
"Em suas reuniões no Oriente Médio, o secretário enfatizará a necessidade de manter o aumento do fluxo de ajuda humanitária para Gaza, garantir a libertação de todos os reféns e melhorar a proteção dos civis em Gaza", disse um porta-voz do Departamento de Estado nesta segunda-feira (27).
Blinken também vai enfatizar a importância de "estabelecer um Estado palestino independente" e evitar que a guerra de Gaza se transforme em um conflito regional, acrescentou o porta-voz.
O secretário de Estado também participará da cúpula climática COP28, em Dubai, representando o presidente dos EUA, Joe Biden, que não participará da cúpula, ao contrário dos dois anos anteriores.
O anúncio da viagem ao Oriente Médio pelo chefe da diplomacia dos EUA ocorre no mesmo dia em que Israel e Hamas concordaram em estender por mais dois dias a trégua iniciada na última sexta-feira (24) em troca da libertação de reféns e prisioneiros palestinos.
Esta será a terceira visita de Blinken à região desde o início da guerra, que começou em 7 de outubro após um ataque terrorista do Hamas contra Israel, que deixou 1,2 mil mortos.
0 Comentários