Comentário de Meirav Eilon Shahar acontece dias após diplomatas israelenses criticarem posicionamento do chefe das Nações Unidas
A embaixadora de Israel na ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra, Meirav Eilon Shahar, disse nesta segunda-feira (30) que o seu país ficou "decepcionado" com o organismo global e disse que os chefes das agências não fizeram o suficiente para condenar o grupo terrorista Hamas e o crescente antissemitismo.
"Devo dizer que, de modo geral, as Nações Unidas decepcionaram o povo de Israel", declarou a embaixadora israelense aos repórteres. Ela disse que alguns chefes de agências não condenaram os ataques de 7 de outubro, quando o Hamas matou 1.400 pessoas e levou mais de 200 reféns.
"O que acontece quando você tem uma organização aqui trabalhando em Genebra, a OMS, que no dia seguinte, 8 de outubro, começa a falar sobre Gaza?", questionou.
Eilon Shahar pareceu se referir aos comentários do chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na rede social X. Ele expressou preocupação com a morte de civis em Gaza no dia seguinte ao dos ataques mais mortais em Israel desde que o país foi fundado, em 1948.
A OMS não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Os comentários de Eilon Shahar seguem-se às críticas de Israel ao secretário-geral da ONU, António Guterres, a quem o país acusou de justificar os ataques do Hamas. Guterres rejeitou a acusação de Israel, chamando-a de uma deturpação de suas observações.
Publicado originalmente em Reuters
0 Comentários