EUA reforça presença no Mediterrâneo em apoio a Israel

Porta-aviões norte-americano USS Gerald R. Ford | Terje Pedersen/AFP

Biden diz a Netanyahu que "assistência adicional" para as Forças de Defesa de Israel está a caminho, "com mais a seguir nos próximos dias"

Neste domingo (8), o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, anunciou que ordenou ao grupo de ataque do porta-aviões Ford que navegasse até o Mediterrâneo Oriental para estar pronto para ajudar Israel após os ataques dos terroristas do Hamas, que deixaram mais de 700 israelenses mortos.

Além disso, na quinta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manteve uma conversa por telefone com o líder israelense Benjamin Netanyahu; Biden reiterou seu apoio inabalável a Israel, acrescentando que "assistência adicional" para as Forças de Defesa de Israel está a caminho, "com mais a seguir nos próximos dias".

O USS Gerald R. Ford, com sua tripulação de aproximadamente 5.000 marinheiros e sua ala de aviões de combate, será acompanhado por cruzadores e destroyers em uma demonstração de força preparada para responder a qualquer situação, desde a interceptação de possíveis armamentos adicionais destinados ao Hamas até operações de vigilância.

"O governo dos Estados Unidos estará fornecendo rapidamente às Forças de Defesa de Israel equipamentos e recursos adicionais, incluindo munições", afirmou o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em comunicado.

O grande desdobramento, que também inclui uma série de navios e caças, destaca a preocupação dos Estados Unidos em tentar evitar que o conflito se intensifique.

Além do Ford, os Estados Unidos estão enviando o cruzador USS Normandy, os destroyers USS Thomas Hudner, USS Ramage, USS Carney e USS Roosevelt, e estão aumentando os esquadrões de caças da Força Aérea, incluindo F-35, F-15, F-16 e A-10, na região.


"Os Estados Unidos mantêm as suas forças preparadas globalmente para reforçar a postura de dissuasão, se necessário", afirmou Austin em comunicado.

Além disso, a administração Biden "estará fornecendo rapidamente às Forças de Defesa de Israel equipamentos e recursos adicionais, incluindo munições. O primeiro auxílio à segurança começará a ser enviado hoje e chegará nos próximos dias", enfatizou Austin.

Publicado originalmente em i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários