A aeronave tem capacidade para transportar 40 pessoas, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB); o destino inicial é Roma, na Itália
O avião usado pela Presidência da República decolou de Brasília para Roma, na Itália, nesta quinta-feira (12), para uma operação de resgate de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. A aeronave VC-2, da Força Aérea Brasileira (FAB), tem capacidade para 40 passageiros e foi acionada em caráter de urgência. A expectativa é que o avião aguarde em Roma uma autorização para seguir até o Egito.
Outro avião também decolou nesta quinta-feira com destino a Itália. O KC 30 saiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 17h55, com previsão de chegada em Roma às 10h30. Ao todo, 494 brasileiros já foram deslocados desde o início da operação, levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.
Atualmente, Gaza está cercada por forças israelenses. No entanto, o Itamaraty tem negociado com autoridades locais a formação de um corredor humanitário para retirar brasileiros da região. Até o momento, 22 brasileiros pediram a repatriação, segundo a representação diplomática brasileira na Palestina. Parte do grupo está abrigada em uma escola da região enquanto aguarda para voltar para o Brasil.
Os brasileiros que estão abrigados tiveram suas casas destruídas, mas não estão feridos, informou uma fonte da representação brasileira à reportagem do R7. O mesmo interlocutor afirmou que, embora eles estejam bem de saúde, estão apreensivos com a situação.
Parte do grupo que mora em Gaza decidiu esperar a evacuação em sua própria casa. Há brasileiros em Beit Hanun, Beit Lahia e Khan Yunis, além de Gaza. O Exército israelense foi avisado sobre o abrigo de brasileiros em Gaza, para que não ataque o local.
Embora não estejam na escola, os brasileiros que optaram por aguardar em casa também serão repatriados. O plano é retirá-los por Rafá, cidade no sul de Gaza que faz fronteira com o Egito. Para executar a ação, porém, o governo brasileiro aguarda a autorização das autoridades egípcias. O pedido, feito há quatro dias, ainda não foi respondido.
Dois ônibus já estão disponíveis para transportar os brasileiros das quatro cidades até Rafá. Uma vez na cidade egípcia, eles serão levados, também por via terrestre, ao aeroporto mais próximo — a princípio, o aeroporto egípcio El Arish, distante 53 km da fronteira com Gaza.
Além da autorização do Egito, é necessário que a passagem entre Rafá e o país esteja aberta. O posto fronteiriço foi bombardeado pelo menos três vezes pelas forças israelenses.
Avião presidencial
A aeronave VC-2 é um Embraer 190 e integra o Grupo de Transporte Especial da FAB. O avião tem 82 anos e é usado principalmente para transportar o presidente da República, além de autoridades brasileiras e estrangeiras, e conduzir comitivas, órgãos para transplante e pacientes em UTIs aéreas.
Essa mesma aeronave foi usada em outras operações de repatriação. Em 2020, foi um dos aviões utilizados para repatriar brasileiros que estavam na China no início da pandemia de Covid-19.
Publicado originalmente em R7
0 Comentários