A descoberta marca a primeira necrópole romana completa, ou cemitério, totalmente desenterrada em Gaza, informou o i24NEWS
Neste sábado, um arqueólogo palestino anunciou a descoberta de quatro tumbas romanas com aproximadamente 2.000 anos de idade na Faixa de Gaza.
O arqueólogo Fadel Al-Otol revelou: "Com a identificação desses quatro túmulos, o cemitério romano, que abrange o período entre o século I a.C. e o século II d.C., apresenta um total de 134 túmulos."
A descoberta representa um marco histórico, sendo a primeira necrópole romana completa, ou seja, um cemitério inteiramente escavado, na região de Gaza.
Um arqueólogo trabalha no local de um antigo cemitério romano, desenterrado em 2022, em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, em 23 de setembro de 2023 | Mahmud Hams/AFP |
O arqueólogo Otol acrescentou que "Foram descobertos fragmentos de cerâmica e objetos de metal associados a rituais fúnebres nos locais de descanso."
O cemitério se destaca por apresentar túmulos com formato de pirâmide. Dentro destas estruturas, uma equipe de técnicos, sob a orientação de Otol, está realizando trabalhos de restauração utilizando ferramentas rudimentares.
0 Comentários