Primeira delegação oficial do governo israelense desembarca na Arábia Saudita para cúpula da UNESCO

Rabino hassídico dos EUA, Yaakov Israel Herzog, passa por um portão pintado com a bandeira saudita, na capital da Arábia Saudita, Riad | Fayez Nureldine/AFP

Espera-se que a delegação faça lobby 
na cúpula da UNESCO contra a inclusão de Jericó como patrimônio palestino 

Em uma reviravolta inovadora, uma delegação conjunta do Ministério das Relações Exteriores e da Autoridade de Antiguidades de Israel chegou a Riad para participar da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, conforme relatado pelo jornalista Barak Ravid, do Axios, neste domingo (10).

A chegada marca a primeira visita oficial e pública de uma delegação do governo israelense à Arábia Saudita, representando um passo significativo na diplomacia regional.

Espera-se que as autoridades israelenses que fazem parte da delegação façam lobby na cúpula da UNESCO contra a inclusão de Jericó como patrimônio palestino.

A chegada de uma delegação oficial do governo segue uma visita histórica de uma delegação empresarial israelense à Arábia Saudita na semana passada. Os sauditas receberam uma delegação de 12 empresários israelenses durante uma conferência oficial realizada nos dias 6 e 7 de setembro em Dammam, na qual funcionários governamentais discutiram a possibilidade de um acordo de normalização entre Jerusalém e Riad.

"Com todo o respeito aos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos, signatários dos Acordos de Abraão, somos distintos. A Arábia Saudita, como guardiã das cidades de Meca e Medina, locais sagrados para quase dois bilhões de muçulmanos, ocupa uma posição única. Portanto, qualquer eventual normalização conosco será um evento de magnitude completamente diferente."

E enfatizaram: "A paz entre nós abrirá a porta e legitimará qualquer relação oficial entre Israel e muitos países árabes e muçulmanos que assistem à margem."

*Com informações do i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários