O Reino está trabalhando para estabelecer o Estado Palestino, diz embaixador saudita

O Reino está trabalhando para estabelecer Estado Palestino, diz embaixador saudita

É a primeira vez em 30 anos que uma delegação oficial saudita visita Ramallah desde os Acordos de Oslo, informou o i24NEWS

Uma delegação oficial saudita chegou à Cisjordânia nesta terça-feira (26), liderada pelo embaixador não residente Nayef Al-Sudairi, que apresentará suas credenciais ao presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas.

"Estamos trabalhando para estabelecer o Estado Palestino, com Jerusalém Oriental como sua capital", afirmou Al-Sudairi durante sua visita oficial a Ramallah, conforme relatado pela Al-Arabiyah, sediada em Riade.

"O Reino tem grande interesse na questão palestina", teria também afirmado o embaixador saudita.

É a primeira vez em 30 anos que uma delegação oficial saudita visita Ramallah desde os Acordos de Oslo.

"Damos as boas-vindas a Sua Excelência, o Embaixador do Reino da Arábia Saudita, afirmou Hussein Al-Sheikh, Secretário-Geral do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), no X (anteriormente Twitter), acrescentando que as credenciais serão apresentadas "dentro de alguns dias".


A AFP confirmou a chegada com dois funcionários palestinos, incluindo o diretor-geral das fronteiras da Autoridade Palestina (AP) e o governador interino de Jericó, afirmando que a delegação chegou através da Ponte Rei Hussein (Allenby).

"O embaixador saudita entrou na zona palestina", confirmou Nazmi Mouhanna, diretor-geral das fronteiras da AP, à AFP.

O embaixador não residente, com base na Jordânia, Sudairi, supostamente apresentará suas credenciais a Abbas durante uma reunião em Ramallah. E antes disso, a delegação será recebida pelo ministro das Relações Exteriores da AP, Riyad al-Maliki.

A visita do embaixador ocorre em meio a um grande esforço de Washington e Riad para alcançar um acordo de normalização entre a Arábia Saudita e Israel, em que os palestinos, segundo relatos, foram consultados como parte das negociações em curso.

Novas relações

Além do Egito e da Jordânia, Israel normalizou as relações em 2020 com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos, no âmbito dos chamados Acordos de Abraão, negociados pelo ex-presidente americano Donald Trump.

Israel, por sua vez, enviou delegações à Arábia Saudita nos últimos meses para participar de eventos esportivos e culturais, como a reunião da Unesco em Riade este mês.

Mais explicitamente, em 22 de setembro, o Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou na tribuna das Nações Unidas em Nova York: "Estamos perto de um avanço ainda mais espetacular, uma paz histórica entre Israel e a Arábia Saudita".

"Essa paz aumentaria as chances de paz com os palestinos", afirmou.

Abbas respondeu que não pode haver paz no Oriente Médio sem que os palestinos obtenham o seu próprio Estado independente.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a linha editorial do portal I7A.  

Postar um comentário

0 Comentários