Netanyahu elogiou os serviços de segurança da Grécia por terem impedido uma tentativa de ataque terrorista iraniano contra israelenses
O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participou de uma reunião trilateral nesta segunda-feira (4) com o presidente cipriota, Nikos Christodoulides, e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em Nicósia, Chipre.
Nesta segunda-feira (4), mais cedo, Netanyahu se reuniu em particular com Mitsotakis no Palácio Presidencial. O Primeiro-Ministro israelense enfatizou os laços profundos entre Israel e Grécia, que se expandiram nos últimos anos para diversas áreas, incluindo o combate à crise climática, conforme declarado oficialmente. Israel prestou assistência no combate aos incêndios florestais que assolaram a Grécia em julho.
Ambos as partes também discutiram cooperação em segurança, inteligência artificial, energia e alimentos.
"Netanyahu também levantou a possibilidade de expandir os Acordos de Abraão, o que facilitaria uma conexão energética e de infraestrutura entre a Península Arábica, Israel, Chipre, Grécia e o restante da Europa", afirmou o comunicado.
Netanyahu agradeceu ao seu homólogo grego pela assistência dos serviços de segurança de seu país em frustrar uma tentativa de ataque terrorista iraniano contra israelenses em seu território. Ele também enfatizou a importância de uma "cooperação adicional contra a agressão iraniana".
O líder israelense chegou a Chipre para uma visita de dois dias com sua esposa Sara no domingo anterior.
"Temos a possibilidade de concretizar a ideia de um corredor Ásia-Oriente Médio-Europa, particularmente em termos de infraestrutura, que seria uma extensão dos Acordos de Abraão", afirmou Netanyahu durante uma coletiva de imprensa conjunta com Christodoulides.
"Estou convencido de que tal corredor poderia passar por Israel, da Ásia à Península Arábica e, a partir daí, para a Europa", acrescentou o Primeiro-Ministro israelense.
Netanyahu também enfatizou a importância estratégica de uma rede de fibra óptica neste corredor.
"Seria a rota mais curta, segura e econômica", afirmou.
O Primeiro-Ministro destacou que as discussões em Chipre também incluiriam diferentes opções de cooperação no setor de gás natural.
"Nossos dois países tiveram a sorte de descobrir reservas de gás. Estamos discutindo como podemos cooperar nessa área", acrescentou.
*Com informações do i24NEWS
0 Comentários