Netanyahu para Musk: espero que você restrinja o antissemitismo online

Netanyahu se reúne com Elon Musk | Avi Ohayon/GPO

Primeiro-Ministro se reúne com CEO da plataforma X e magnata da tecnologia, Elon Musk, na Califórnia


O Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu e sua esposa Sara se reuniram hoje (segunda-feira) com Elon Musk na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia.

Após uma reunião privada, o CEO da SpaceX e o Primeiro-Ministro de Israel realizaram uma discussão ao vivo sobre o tema da Inteligência Artificial (IA). Musk enfatizou: "A tecnologia está avançando a uma taxa exponencial, e ambos compartilhamos o objetivo de garantir que ela seja empregada em prol da humanidade. Quando lidamos com a inteligência artificial, que pode superar em muito a capacidade de qualquer ser humano, é crucial começar a questionar quem está no controle – os humanos ou as máquinas? Os computadores estão progredindo a uma velocidade muito superior à dos seres humanos, uma vez que o crescimento populacional humano é estático, enquanto a produção de silício aumentou de maneira exponencial. Isso levanta questões extremamente fascinantes e profundas."

Netanyahu acrescentou: "Assim como Moisés conduziu o povo de Israel para fora do Egito em direção à terra prometida, ele lhes disse: 'Vocês encontrarão uma bênção e uma maldição. A bênção é a vida.' Estamos diante de uma encruzilhada incrível. As bênçãos da IA são inúmeras – vemos décadas adicionadas à expectativa de vida humana com cuidados de saúde robóticos, agricultura de precisão trazendo abundância inimaginável e o fim dos engarrafamentos com sistemas de trânsito em camadas. No entanto, ao mesmo tempo, percebemos a maldição. Essa maldição pode significar a destruição da democracia, a manipulação das mentes e guerras de IA fora de controle. Podemos ter apenas alguns anos para nos adaptar a essa revolução – que caminho escolheremos?"

O Primeiro-Ministro Netanyahu pediu a Musk que explorasse maneiras de combater o antissemitismo na plataforma X: "Eu entendo que você é um defensor da liberdade de expressão, e eu compartilho dessa perspectiva, pois ela é fundamental para a democracia. No entanto, espero que possamos encontrar uma maneira de mitigar o antissemitismo e a disseminação de discursos de ódio online, algo que você já condenou de várias maneiras."

Netanyahu mencionou posteriormente os avanços tecnológicos de Israel: "Quando buscamos melhorar a economia, estudamos e copiamos economias bem-sucedidas. No mundo cibernético, não há um modelo. Estamos meio que explorando o caminho."

Musk comentou: "Muitos dos avanços que vemos, especificamente no campo da inteligência artificial, já estão desatualizados. Existem bots que completam testes de Capcha, que são projetados para filtrar bots, melhor do que os humanos. Precisamos acompanhar o ritmo, e realmente não podemos ficar para trás."

Netanyahu reiterou seu compromisso em manter um equilíbrio de poderes em Israel e sua intenção de garantir um amplo consenso em relação à reforma judicial: 
"Se eu não conseguir chegar a um acordo com a oposição, tentarei alcançá-lo com o público. Israel é uma democracia, continuará sendo uma democracia, e acredito que as pessoas verão que será uma democracia ainda mais robusta com essa reforma". Musk respondeu: "Parece bom."

Netanyahu perguntou a Musk quem o havia inspirado mais, ao que Musk respondeu: "Douglas Adams. Seu livro 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' foi o que me inspirou a tentar tornar a vida multiplanetária."

Quando lhe foi pedido para proferir algumas palavras finais, Musk comentou: "Dizem que a história é escrita pelos vencedores, mas isso não se aplica se você permitir que o inimigo sobreviva. No final das contas, entretanto, a história é escrita por aqueles que têm o poder de escrevê-la."

Ele também mencionou que frequentou uma creche hebraica e se ofereceu para se juntar ao Primeiro-Ministro em um "Hava Negila singoff".

*Com informações do Israel National News

Postar um comentário

0 Comentários