Ambos os líderes compartilharam a visão de forjar uma relação entre Israel e a Arábia Saudita, potencialmente marcando o fim do maior conflito árabe-israelense
Em uma reunião à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York nesta quarta-feira (20), o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discutiram suas visões sobre diversas questões cruciais, incluindo a perspectiva de normalização das relações com a Arábia Saudita.
Biden deu início à reunião, que começou com um atraso de mais de meia hora, enfatizando a parceria de longa data entre os Estados Unidos e Israel. Ele evocou os laços históricos, com destaque para a Declaração de Independência de Israel há 75 anos, e o apoio global subsequente ao sonho israelense.
Apesar das divergências de opinião nos últimos meses em relação às propostas reformas judiciais em Israel, Biden reiterou que o apoio dos Estados Unidos a Israel permanece inabalável.
Ele compartilhou seu "otimismo irlandês" e recordou uma conversa de há uma década sobre a normalização das relações com a Arábia Saudita, lembrando com satisfação o momento em que desfrutaram do uísque irlandês durante essa discussão.
Netanyahu ecoou o sentimento de sua amizade de longa data, que se estende por mais de 40 anos, enfatizando as promessas e desafios da era atual.
Ele destacou as discussões construtivas durante as reuniões do G20, incluindo a perspectiva de criar um corredor que poderia transformar Israel em um polo crucial para uma prosperidade sem precedentes.
Ambos os líderes compartilharam a visão de forjar uma relação entre Israel e a Arábia Saudita, potencialmente marcando o fim do conflito árabe-israelense.
Netanyahu disse a Biden: "Acredito que sob sua liderança, é possível alcançar um acordo inédito com a Arábia Saudita, para resolver as disputas com o mundo árabe."
Outro projeto significativo discutido durante a reunião é a criação de um novo corredor entre o Oriente Médio e a Europa.
O corredor tem como objetivo ligar a Índia à Europa por meio da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e de Israel. O Presidente Biden enfatizou a importância desse empreendimento, indicando que os países estão trabalhando ativamente juntos nessa ambiciosa iniciativa.
Os líderes também abordaram questões críticas, incluindo a importância dos valores democráticos, a manutenção dos sistemas de controle e equilíbrio em seus respectivos governos e a busca por uma solução de dois Estados. Eles enfatizaram conjuntamente seu compromisso de garantir que o Irã não obtenha uma arma nuclear.
Netanyahu reafirmou o compromisso conjunto de promover a paz entre Israel e os palestinos, visando a construção de um futuro mais promissor para toda a região e enfrentando desafios, incluindo a questão do Irã. Ele destacou a importância de manter uma dissuasão militar sólida, aplicar sanções rigorosas e apoiar aqueles que resistem ao regime iraniano.
*Com informações do i24NEWS
0 Comentários