Netanyahu elogia corredor de comércio internacional: o maior projeto colaborativo da história de Israel

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (E), durante uma sessão na cúpula do G20 em Nova Deli, em 9 de setembro de 2023 | Evelyn Hockstein/AFP

Netanyahu diz que Israel contribuirá com 'capacidades, experiência e compromisso dinâmico para realizar o maior projeto de cooperação de sua história'

Neste sábado (9), o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou o ambicioso plano para a criação de um corredor comercial internacional que conecta a Europa, o Oriente Médio e a Índia, descrevendo-o como o maior projeto colaborativo já empreendido por Israel.

O Estado judeu esteve entre os países e entidades – incluindo os Estados Unidos, a Arábia Saudita, a União Europeia e os Emirados Árabes Unidos (EAU) – que lançaram a iniciativa para ligar ferrovias, portos, redes de eletricidade e comunicações de dados, bem como gasodutos de hidrogênio. Essa iniciativa foi anunciada à margem da Cúpula do Grupo dos 20, realizada em Nova Delhi.

Em um comunicado, Benjamin Netanyahu afirmou que Israel desempenha um papel central em um projeto internacional sem precedentes que ligará a infraestrutura da Ásia à Europa. Ele destacou que essa iniciativa representa uma visão de vários anos que transformará o cenário do Oriente Médio, influenciando tanto Israel quanto o mundo como um todo. O percurso dessa visão abrange a Índia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Jordânia e Israel, antes de chegar à Europa.

Netanyahu
também destacou que "o Estado de Israel desempenhará um papel central neste corredor econômico. Nossos sistemas ferroviários e portos se tornarão uma nova porta de entrada, ligando a Índia através do Oriente Médio à Europa e, inversamente, conectando a Europa à Índia por meio da Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

"Agradeço ao presidente dos EUA, Joe Biden, e à sua administração pelo extraordinário esforço que nos levou ao anúncio histórico de hoje. Há vários meses, os EUA nos contataram sobre a concretização desta oportunidade histórica. Desde então, mantivemos diálogos diplomáticos urgentes, que resultaram no avanço que estamos testemunhando hoje."

O Estado de Israel, afirmou o líder, "contribuirá com todas as suas capacidades, vasta experiência, energia e dedicação para tornar realidade o maior projeto de cooperação de nossa história. Todos os ministérios do governo receberão instruções para colaborar na concretização desse sonho. Também instruí o Conselho de Segurança Nacional, no Gabinete do Primeiro-Ministro, a coordenar os esforços e a estabelecer uma estreita cooperação com os Estados Unidos e outros países, visando a concretização dessa visão o mais rápido possível".

*Com informações do i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários