Ministro da Defesa israelense alerta que Irã está construindo um 'aeroporto terrorista' perto da fronteira entre Israel e Líbano

Uma bandeira com um retrato do comandante da Guarda Revolucionária Iraniana assassinado, Qasem Soleimani (R), em uma colina voltada para a cidade de Metula, no norte de Israel, na fronteira com o Líbano | Ali Dia/AFP

Yoav Gallant diz que a inteligência identificou "a bandeira iraniana hasteada sobre as rotas de voo que o regime do aiatolá planeja agir contra os cidadãos de Israel"

O Ministro da Defesa de Israel,
Yoav Gallant, fez um alerta nesta segunda-feira (11), afirmando que o Irã está construindo um aeroporto no Líbano, próximo à fronteira com Israel, com o propósito de realizar atividades "terroristas".

Durante uma conferência no Instituto de Política de Combate ao Terrorismo da Universidade Reichman, localizada no centro de Israel,
Gallant declarou: "É possível ver nas imagens a bandeira iraniana hasteada sobre as rotas de voo das quais o regime do Aiatolá planeja agir contra os cidadãos de Israel."

Uma fonte não israelense com conhecimento sobre o local afirmou que o aeroporto pode abrigar grandes drones – inclusive os armados – construídos a partir de projetos iranianos. Ela afirmou que o Hezbollah tem investido pesadamente na tecnologia de drones.

Gallant afirmou que há empenho do Irã para viabilizar outro perigoso ponto de ameaça contra Israel na fronteira com a Jordânia, um país que mantém um tratado de paz com o Estado judeu. Isso seria realizado "por meio de milícias xiitas que operam e têm suas bases no Iraque".

Ele não forneceu detalhes quanto à escala ou à maneira como isso estava sendo efetivamente realizado.

Gallant também citou divisões na sociedade israelense sobre uma lei de reforma do Judiciário, que levou a grandes protestos e alguns reservistas dizendo que não se apresentarão para combate caso o projeto seja aprovado.

"A continuação dos problemas internos está prejudicando a resistência nacional, as Forças de Defesa de Israel e nossa habilidade de dar segurança ao Estado de Israel", concluiu.

*Com informações do
i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários