A entrevista da Fox News com Mohammed bin Salman foi ao ar enquanto os líderes mundiais estão em Nova York para a Assembleia Geral da ONU
Em uma rara entrevista à Fox News, transmitida nesta quarta-feira (20), o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman (MBS) afirmou que seu governo está a cada dia mais próximo de um acordo de normalização com Israel, mas que a questão palestina continua sendo importante nas negociações.
"Todos os dias estamos mais próximos", declarou MBS ao ser questionado sobre o andamento das conversas destinadas a estabelecer relações diplomáticas entre os dois países.
A normalização das relações entre Israel e a Arábia Saudita tem sido um tópico de grande destaque nesta semana, enquanto os líderes mundiais se reúnem em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas. O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, teve uma reunião prévia com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no qual compartilharam sua visão de estabelecer um relacionamento entre os Estados judeu e muçulmano, um passo que poderia potencialmente marcar o fim do conflito árabe-israelense.
O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, também alimentou esperanças de tal realidade nesta quarta-feira, ao afirmar que um acordo com Riad está "ao alcance das mãos".
De acordo com um relatório do New York Times, os Estados Unidos estão explorando um acordo de segurança semelhante aos firmados com seus aliados asiáticos como incentivo para que a Arábia Saudita normalize suas relações com Israel. Washington também confirmou que as negociações para a normalização entre Israel e a Arábia Saudita estão em andamento, apesar de relatos conflitantes de que Riad teria suspendido tais discussões.
*Com informações do i24NEWS
0 Comentários