Israel preparado para enviar ajuda humanitária e equipes de resgate ao Marrocos

Equipes de resgate procuram sobreviventes sob os escombros de uma casa que desabou em Moulay Brahim, província de Al Haouz, em 9 de setembro de 2023, após um terremoto | Fadel Senna/AFP

Jerusalém aguarda apenas o "OK" do Marrocos para que uma delegação das Forças de Defesa de Israel possa partir para a área atingida pelo terremoto, que já ceifou a vida de mais de 2.000 pessoas

Uma delegação da Unidade de Defesa Civil das Forças de Defesa de Israel (IDF) está preparada para se deslocar ao Marrocos, em resposta a uma ordem direta do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a fim de colaborar com as equipes de resgate locais na busca por sobreviventes do terremoto que atingiu o reino norte-africano.

"Em face do trágico terremoto no Marrocos, o Primeiro-Ministro instruiu todos os órgãos governamentais a fornecerem toda e qualquer assistência ao povo marroquino", conforme declarado em um comunicado emitido por Jerusalém neste sábado (9).

Uma das maiores tragédias naturais a atingir o Marrocos, um terremoto de magnitude 6,8 na Escala Richter, ocorreu na região de Marrakech durante a madrugada deste sábado. O epicentro do tremor foi registrado nas montanhas do Alto Atlas, e de acordo com as autoridades locais, mais de 2.000 pessoas morreram, e há milhares de desaparecidos.

"Neste momento difícil, o povo de Israel estende a mão para nosso amigo, o povo marroquino, e ora pelo seu bem-estar. Estamos dispostos a ajudar no que pudermos", afirma o comunicado emitido pelo escritório de Netanyahu.

Além do governo israelense, outras organizações, como o sistema de emergência médica Magen David Adom e a ONG IsrAID, afirmaram estar preparadas para enviar equipes médicas e ajuda humanitária ao Marrocos assim que necessário.

Ainda neste sábado, o Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, conversou por telefone com seu homólogo marroquino, o ministro Abdellatif Loudiyi, expressando condolências pela perda de vidas devido ao terremoto. Ele reiterou o compromisso de Jerusalém em enviar equipes de resgate, equipes médicas e ajuda humanitária para as áreas afetadas pelo abalo.

"Uma parte significativa dos Acordos de Abraão é o compromisso de auxiliarmos nossos parceiros durante crises nacionais. O Estado de Israel está pronto para ajudar o Reino do Marrocos", afirmou Gallant.

O Presidente do Estado de Israel, Isaac Herzog, utilizou as redes sociais para expressar sua tristeza pelas vítimas do terremoto.

"Em nome do Estado de Israel, envio condolências a Sua Majestade, o rei Mohammed VI, e ao povo do Marrocos pela perda de vidas humanas devido ao terremoto desta noite. Nossas orações estão com a pronta recuperação dos feridos. Israel está pronto para ajudar no que for necessário", postou Herzog.


*Com informações do i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários