Embaixador de Israel na ONU se prepara para uma Assembleia Geral agitada

Gilad Erdan, enviado de Israel à ONU no Salão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, Estados Unidos | Arie Leib Abrams/Flash90

Embora todos os olhares estejam voltados para as reuniões de Netanyahu com Biden e Zelensky, eventos paralelos críticos destacarão a presença crescente de Israel no órgão mundial, informou o i24NEWS

A reunião desta semana em Nova York entre os líderes de Israel e dos Estados Unidos, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, certamente atrairá muita atenção da mídia.

No entanto, o embaixador de Israel nas Nações Unidas destacou que há muitas outras razões para prestar atenção aos acontecimentos da Semana de Alto Nível anual em Turtle Bay.

O enviado israelense, Gilad Erdan, e seu homólogo marroquino, Omar Hilale, foram encarregados pelo presidente da Assembleia Geral de co-facilitar um dos principais eventos da Assembleia esta semana. A Reunião de Alto Nível sobre Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias de quarta-feira, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde, reunirá chefes de Estado e governo para "adotar uma declaração política destinada a mobilizar a vontade política nos níveis nacional, regional e internacional para a prevenção, preparação e resposta a pandemias", de acordo com as Nações Unidas.

"Esta é a primeira vez na história que a ONU votará uma resolução (na Semana de Alto Nível da Assembleia Geral) que foi co-facilitada por Israel", declarou Erdan ao i24NEWS. "Facilitamos e lideramos as negociações com todos os Estados membros sobre a declaração política que os líderes mundiais estão prestes a adotar".

Representante Permanente de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, participa de uma reunião do conselho de segurança da ONU sobre o conflito israelo-palestino na sede da ONU em Nova York, Estados Unidos | Ed Jones/AFP

O tema central da reunião será "Tornar o mundo mais seguro: Promover e sustentar o engajamento político e a solidariedade na prevenção, preparação e resposta a pandemias". A sessão será composta por uma sessão de abertura, um debate geral em plenário, dois painéis com a participação de diversas partes interessadas e, por fim, um breve encerramento.

Moshe Arbel, Ministro da Saúde e do Interior de Israel | Yonatan Sindel/Flash90

O Ministro da Saúde de Israel, Moshe Arbel, fará um discurso nessa reunião, conforme informou Erdan. Israel foi reconhecido como um dos principais países no uso de dados para prevenir a propagação da COVID-19 no auge da pandemia.

No mesmo dia, a ministra da Proteção Ambiental de Israel,
Idit Silman, também está agendada para participar da Cúpula de Ambição Climática da ONU.

"A Ministra Silman destacará a expertise de Israel e nossa vontade de contribuir para o combate às mudanças climáticas", afirmou
Erdan.

"Israel é líder mundial na adaptação, na luta contra a desertificação, na escassez de água e na segurança alimentar com base na agricultura sustentável. Além disso, a tecnologia que estamos desenvolvendo poderia ajudar a mitigar as emissões de gases de efeito estufa", acrescentou o embaixador israelense.

Primeiro-Ministro designado de Israel, Benjamin Netanyahu (à esquerda), e o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan (à direita), em 11 de dezembro de 2022 | Fotografia por Shlomi Amsalem/GPO

Na terça-feira passada, o Comitê Ministerial de Legislação do governo israelense aprovou a lei climática de Silman, que, se aprovado, colocaria Israel em um caminho para atingir emissões líquidas zero até 2050. O projeto de lei também estipula que as emissões de gases de efeito estufa em 2030 serão reduzidas em 30 por cento, em comparação com as medições de 2015.

O projeto de lei ainda precisa superar diversos desafios no Knesset, incluindo a aprovação em comitês e a obtenção de três votos favoráveis. No entanto, ele representa uma conquista para Silman no caminho para a reunião de quarta-feira.

Um representante de Israel também deve falar na tarde desta segunda-feira na Cúpula de ODS da ONU, que tem como objetivo dar início a uma fase acelerada de progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do órgão mundial. Israel está agendado para participar de um diálogo de líderes sobre a aplicação da ciência, tecnologia, inovação e dados para promover ações transformadoras.

Chanceler de Israel, Eli Cohen, no Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém, Israel | Yossi Aloni/Flash90

Erdan informou ao i24NEWS que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, tem uma série de reuniões bilaterais agendadas para a semana, incluindo reuniões com seus homólogos do Bahrein e dos Emirados Árabes Unidos.

"Eles estarão pensando em como aprofundar ainda mais as relações e fortalecê-las", acrescentou Erdan, mencionando que Cohen representará Israel em um evento paralelo focado em soluções humanitárias para o Sudão, realizado sob os auspícios do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). A reunião será liderada pela Arábia Saudita, Egito e Catar.

Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discursa na Assembleia Geral da ONU em Nova York, em 27 de setembro de 2018 | Timothy A. Clary (AFP/Arquivos)

Além da reunião do Primeiro-Ministro de Israel com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Netanyahu tem reuniões agendadas com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, e o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres. Além disso, ele se reunirá pela primeira vez com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Netanyahu é um dos poucos líderes ocidentais que não visitou Zelensky desde o início da invasão russa na Ucrânia, e Kiev ocasionalmente criticou Jerusalém pela maneira como equilibra o fornecimento de ajuda humanitária e defensiva à Ucrânia com seu interesse em manter relações estratégicas com a Rússia, que controla o espaço aéreo crucial sobre a Síria.

Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu (à esquerda), com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em Kiev, Ucrânia | Sergei Supinsky/AFP

"Estou certo de que será uma reunião positiva. Nosso histórico aqui na ONU é muito claro. Votei em nome de Israel em todas as votações condenando a Rússia, retirando a Rússia do Conselho de Direitos Humanos", disse Erdan.

"Em todas as votações, votamos a favor da Ucrânia. Eu entendo que a Ucrânia tenta pressionar todos nós para ajudá-los o máximo possível. Mas sei que todos também compreendem as complexidades para Israel e as complexidades em nossa região. No entanto, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para apoiar o povo ucraniano", acrescentou.

O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, e o Embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, em Nova York, Estados Unidos | Ariel Hermoni/Ministério da Defesa de Israel

Erdan afirmou que a reunião bilateral com Yoon terá foco na colaboração tecnológica. Ele se recusou a comentar sobre um evento paralelo planejado para segunda-feira, liderado pela Arábia Saudita, Egito e Jordânia, que discutirá uma maneira de revigorar o processo de paz no Oriente Médio.

Há relatos que indicam que Guterres será um dos principais palestrantes, porém, nem Israel nem os palestinos foram convidados para o evento. A maneira como a Arábia Saudita se posiciona e sua retórica durante o evento podem oferecer indícios sobre as perspectivas do acordo de normalização mediado pelos Estados Unidos.

*Todos
os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a linha editorial do portal I7A.