O pacto seria semelhante ao acordo dos Estados Unidos com o Bahrein, segundo relatos
A Arábia Saudita está comprometida em negociar um acordo militar com os Estados Unidos, no qual os EUA se comprometeriam a defender o reino em troca do estabelecimento de relações diplomáticas com Israel, conforme relataram três fontes anônimas à mídia. Elas acrescentaram que o governo saudita está determinado a avançar com o acordo, mesmo que Israel não faça concessões significativas aos palestinos em sua busca por um Estado.
Qualquer acordo desse tipo provavelmente ficaria aquém das garantias de defesa do tipo OTAN que a Arábia Saudita inicialmente buscava, segundo a Reuters, citando uma "fonte dos EUA". O pacto se assemelharia mais ao acordo dos Estados Unidos com o Bahrein, onde está estacionada a Quinta Frota da Marinha Americana.
De acordo com a Reuters, todas as fontes afirmaram que a Arábia Saudita não se contentaria com menos do que garantias de proteção pelos EUA se enfrentasse um ataque.
Além disso, as fontes observaram que, mesmo que os palestinos obtenham certo alívio nas restrições impostas por Israel, tais medidas não atenderiam plenamente às suas aspirações por um Estado.
"A normalização será entre Israel e a Arábia Saudita. Se os palestinos se opuserem a ela, o reino continuará em seu caminho", disse uma das fontes regionais. "A Arábia Saudita apoia um plano de paz para os palestinos, mas desta vez ela busca algo que beneficie não apenas os palestinos, mas também o próprio país saudita."
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a linha editorial do portal I7A.
0 Comentários