Transformando pets em protetores: o incrível programa de busca e resgate de Israel

Nitzan Tal e sua dedicada cadela de resgate, Paige, em plena ação durante um inspirador exercício do Projeto Locate na primavera de 2023 | Foto de Shanie Roth

Sob a liderança de ex-alunos da renomada unidade Oketz do IDF, o Projeto Locate capacita cães de estimação a colaborarem com seus proprietários no rastreamento de vítimas de desastres ou intrusos

Ex-alunos da prestigiada unidade Oketz das Forças de Defesa de Israel
(IDF) estão por trás do emocionante Projeto Locate, que visa ensinar cães domésticos a colaborarem com seus donos para detectar vítimas de desastres ou intrusos.

Um exemplo vivo desse treinamento ocorre quando Jane, com suas orelhas alertas, avança cautelosamente em direção a um monte de "escombros" e solta um latido animado. Gal Inbari, voluntária de 17 anos, que está entre os blocos de cimento simulados, estende a mão e acaricia gentilmente Jane nas costas, elogiando-a pela descoberta.

Esse exercício, coordenado pela treinadora de cães Nitzan Tal, faz parte da inovadora iniciativa chamada Projeto Locate.

Sediado no Kibutz Ashdot Yakov, o programa concentra-se em treinar cães domésticos para rastrear indivíduos entre os destroços resultantes de desastres naturais, especialmente terremotos. Além disso, os cães aprendem a localizar intrusos ilegais e pessoas desaparecidas. No entanto, o Projeto Locate vai além do treinamento canino, pois capacita os participantes com habilidades de autossuficiência e preparação, ao mesmo tempo que fortalece e une a comunidade.

O Projeto Locate foi concebido por Miki Harel, chefe de segurança do kibutz, em resposta a um incidente recente de segurança. Nesse incidente, três palestinos cruzaram ilegalmente a fronteira da Judeia e Samaria, chegando aos campos de Ashdot Yaakov. Apesar de rastreadores beduínos terem sido chamados ao local, eles não conseguiram identificar as pegadas ocultas sob o tapete de folhas de outono. Harel solicitou o auxílio de cães especialmente treinados da unidade de elite K-9 do IDF, conhecida como Oketz, mas teve seu pedido negado pelo exército. Como alternativa, o batalhão estacionado na área realizou patrulhas no campo ao longo da noite. Somente na manhã seguinte os infiltrados foram finalmente localizados.

Posteriormente, Harel entrou em contato com Tal, uma especialista altamente qualificada em treinamento de cães de resgate, que também havia liderado a equipe de cães de resgate da unidade Oketz.

O Projeto Locate, lançado há cinco meses, foi impulsionado pela compreensão de que a localização de Israel na Fenda Sírio-Africana torna provável um terremoto de magnitude 6,5 nas próximas décadas. Após desastres naturais, as estradas podem ficar inacessíveis e, em casos de intrusos ilegais, as grandes cidades são priorizadas pelo exército. No Kibutz Ashdot Yaakov, a apenas 1 km da Jordânia e da Linha Verde que separa Israel da Judeia e Samaria, a autossuficiência pode ser crucial para salvar vidas.

O treinamento ocorre em um canteiro de obras inacabado, que é utilizado por várias unidades de resgate em Israel, cobrindo uma ampla área de 140.000 m2. Este local não apenas lembra do potencial de desastres, mas também oferece um ambiente de treinamento ideal para equipes de resgate.

Embora ainda seja relativamente recente, o Projeto Locate já está evoluindo para um programa privado chamado "Nitzan", amplamente acessível. Esse novo programa leva o nome da treinadora-chefe Tal e permanecerá baseado na mesma área, utilizando o local de treinamento atual.

O objetivo contínuo do projeto é incorporar as lições aprendidas com incidentes de segurança e promover um senso de preparo e independência entre a população civil. Tal, impulsionadora dessa iniciativa, possui um interesse particular em trabalhar com jovens em situação de risco e indivíduos com deficiência.

Tal compartilha que todo cão possui o potencial para ser treinado em busca e resgate. Ela afirma que a chave é dedicar o tempo necessário. Antiga combatente e comandante responsável pelo treinamento de cães na Oketz, após sua dispensa militar, Tal se certificou como treinadora de cães de terapia e instrutora particular de treinamento canino. Ela destaca como os cães possuem um poder transformador único, tocando vidas de maneiras que a interação humana muitas vezes não alcança.

*Com informações do The Times of Israel via Revista Bras.il

Postar um comentário

0 Comentários