9 suspeitos foram presos, e o Shin Bet também apreendeu materiais explosivos e mapas com rotas de fuga planejadas, relatou o i24NEWS
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, revelou nesta segunda-feira (14) que frustrou um plano do Hamas de sequestrar um soldado do IDF e realizar ataques contra forças israelenses na Judeia e Samaria (Cisjordânia).
Como parte da operação, realizada em conjunto com o IDF e a Polícia de Fronteira de Israel, nove suspeitos foram presos no mês passado. Todos moradores da Cisjordânia, eles estavam envolvidos no estabelecimento da infraestrutura de uma célula terrorista do Hamas na vila palestina de Biddu.
Os homens haviam se armado e estavam se preparando para um ataque usando explosivos e artilharia. Eles também haviam realizado coleta de informações sobre soldados israelenses na área de Binyamin e estabelecido um local para esconder a pessoa sequestrada, bem como rotas de fuga planejadas.
Além disso, a célula havia adquirido armas e explosivos com um plano para realizar ataques contra soldados do IDF. Os suspeitos haviam aprendido a produzir dispositivos explosivos improvisados (IEDs) por conta própria, conduzindo suas atividades em um laboratório caseiro dentro de uma residência.
Dentro do laboratório, as forças de segurança israelenses encontraram materiais brutos para a produção de explosivos, fogos de artifício, bombas caseiras e mais. Também foram encontradas armas do tipo Carlo e mapas com os planos de ataque e rotas de fuga, todos os quais foram apreendidos durante a operação.
O Shin Bet enfatizou a gravidade do ataque planejado, acrescentando que os terroristas mantiveram o máximo sigilo e operaram de maneira isolada para evitar revelar suas atividades. A agência de inteligência também revelou que algumas das pessoas presas tinham parentesco com membros de outra célula na mesma vila, que havia planejado um ataque semelhante dois anos atrás.
*Com informações do i24NEWS
0 Comentários