'O Estado de Israel cuida de seus cidadãos onde quer que estejam', disse o Primeiro-Ministro Netanyahu
Nesta quinta-feira (10), um comunicado conjunto emitido pelo Gabinete do Primeiro-Ministro e pelo Ministério das Relações Exteriores relatou o resgate de mais de 200 cidadãos israelenses e indivíduos com direito à imigração para o Estado judeu, que estavam localizados no norte da Etiópia em meio à contínua violência na região.
"Durante o dia, a partir da cidade de Gondar, foram resgatados 174 cidadãos israelenses e indivíduos elegíveis para imigração. Simultaneamente, 30 cidadãos israelenses foram resgatados da cidade de Mount Dar, no norte da Etiópia. O comunicado relatou o resgate de um total de 204 cidadãos israelenses e seus beneficiários em quatro voos, sendo todos transportados com segurança para a capital, Adis Abeba", afirmou o comunicado.
Há alguns dias, o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em colaboração com o ministro das Relações Exteriores Eli Cohen, instruiu o chefe do Conselho de Segurança Nacional, Tzachi Hanegbi, a liderar a coordenação interministerial da operação de resgate. A Embaixada de Israel na Etiópia e o Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém contataram a maioria dos cidadãos israelenses na área das cidades de Gondar e Mount Dar, onde foram relatados os confrontos mais intensos.
Israelenses sendo evacuados do norte da Etiópia | Embaixada de Israel na Etiópia |
Na noite de quarta-feira, foram emitidas instruções para que eles se dirigissem a pontos de encontro designados nas cidades para fins de resgate. Para essa finalidade, a sala de situação do Ministério das Relações Exteriores foi fortalecida com a presença de diplomatas, funcionários de agências e soldados fluentes em amárico.
"Nesses pontos de encontro, os cidadãos israelenses embarcaram em ônibus designados que estavam aguardando, sendo então conduzidos para os aeroportos de Gondar e Monte Dar. Lá, eles embarcaram em voos especiais previamente organizados, chegando recentemente com segurança em Addis Abeba", declarou o comunicado.
"O Estado de Israel zela por seus cidadãos, não importando onde estejam. Nos últimos dias, os cidadãos israelenses e aqueles com direito à Aliá da Etiópia estiveram expostos a perigos em áreas de conflito. Determinei que fossem evacuados de lá", afirmou o Primeiro-Ministro Netanyahu.
“As pessoas estão agora a caminho de Gondar e Monte Dar Ladis e de lá chegarão ao Estado de Israel, vamos recebê-los aqui com calor e boas-vindas”, acrescentou.
*Com informações do i24NEWS
*Com informações do i24NEWS
0 Comentários