Netanyahu agradece à Arábia Saudita após pouso de emergência

Motoristas de carrinhos de golfe esperam em um terminal do Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, em Jeddah, na Arábia Saudita | Amr Nabil/AP

Israelenses relataram à emissora i24NEWS como foi a experiência no Reino Saudita, pouco antes da histórica decolagem

Passageiros israelenses a bordo de um voo que pousou na Arábia Saudita ficaram surpresos com a recepção "amigável" que receberam em Jeddah, marcando a primeira vez que cidadãos do Estado judeu entraram no Reino do Golfo desde que ele abriu seu espaço aéreo para Israel.

O Primeiro-Ministro de Israel,
Benjamin Netanyahu, comentou o evento, agradecendo à Arábia Saudita por sua "boa vizinhança" e que todos estavam voltando para casa.

"Eu realmente aprecio a atitude calorosa das autoridades sauditas para com os passageiros israelenses cujo avião teve um problema e teve que fazer um pouso de emergência em Jeddah", declarou Netanyahu.


"Estávamos preocupados, não sabíamos o que estava acontecendo, esperamos o capitão nos atualizar, todos estavam assustados", dois passageiros a bordo do voo,
Emmanuel e Eva, disseram à i24NEWS.

"Queríamos que o avião pousasse em segurança", acrescentaram. "Fomos recebidos de forma bastante amigável no hotel, tivemos alguns olhares dos locais."

"Parecemos incomuns, vestidos de shorts, e as pessoas nos olham um pouco, não combinamos muito com a vibe daqui", disseram.

"Enquanto estávamos no avião, esperando depois do pouso, eles nos levaram ao hotel, aos nossos quartos, esperamos no avião por aproximadamente duas horas", os passageiros israelenses explicaram sobre a segurança que os escoltou pelo terminal até seus quartos de hotel.

Antes de desembarcar do avião, lembraram: "um cara israelense disse no avião que eles conseguiram todas as aprovações para ir ao hotel, eles nos levariam lá e ficaríamos aqui a noite".

O voo HM22 da Air Seychelles fez um pouso de emergência na Arábia Saudita na segunda-feira à noite, após um problema técnico, e no dia seguinte todos os passageiros estavam a caminho de Israel, depois que 128 israelenses tiveram um primeiro contato com o Reino do Golfo, embora limitado ao terminal e a um hotel do aeroporto.

Agosto do ano passado marcou o primeiro voo sobre a Arábia Saudita, depois de permitir que todas as companhias aéreas que "satisfizessem as condições" cruzassem o seu espaço aéreo, incluindo as companhias aéreas israelenses.
Segunda-feira foi então o primeiro contato real entre os israelenses e os sauditas.

*Com informações do i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários