A visita de Cohen será a primeira de um chanceler israelense ao continente sul-americano em mais de uma década, informou o i24NEWS
O Ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, partirá hoje para uma visita diplomática aos países do Paraguai e Uruguai.
A jornada sul-americana de Cohen começa na noite desta segunda-feira (14), quando ele viajará para Assunção, a capital do Paraguai.
Sua principal atividade na nação sem litoral será a cerimônia de posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Penia.
O novo presidente do Paraguai afirmou que vai transferir a embaixada do país de volta para Jerusalém, a capital do Estado judeu. O Paraguai havia seguido os EUA ao abrir uma nova embaixada em Jerusalém por um curto período em 2018, mas o país mudou de posição após a eleição paraguaia daquele ano.
O evento deve contar com a presença de dignitários de todo o mundo, incluindo o Rei da Espanha, além dos presidentes do Brasil e Argentina.
Presidente eleito do Paraguai, Santiago Pena, em Assunção, Paraguai | Jorge Saenz/AP Photo |
A participação de Cohen na cerimônia de posse reflete a intenção do governo do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em estabelecer parcerias e colaborações em assuntos de interesse mútuo com nações da América Latina.
Durante sua estadia, o ministro tem reuniões agendadas com figuras-chave do governo paraguaio, incluindo o presidente Penia e o ministro das Relações Exteriores do país. Essas discussões devem abordar uma variedade de tópicos, desde comércio bilateral e cooperação econômica até preocupações compartilhadas com a segurança regional.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen | Oren Ben Hakoon/Flash90 |
Após sua visita ao Paraguai, Cohen seguirá para o Uruguai. A estadia no Uruguai servirá como oportunidade para Cohen e sua delegação fortalecerem ainda mais os laços diplomáticos entre Israel e o Uruguai.
Como parte de sua agenda, espera-se que Cohen realize discussões com o Presidente uruguaio.
A visita marca a primeira jornada de Cohen à América Latina desde que assumiu o cargo. Além disso, será a primeira vez em mais de uma década que um chanceler israelense visitará o continente.
*Com informações do i24NEWS
*Com informações do i24NEWS
0 Comentários