Incêndios no Havaí: Quase cem mortos no incêndio mais mortal nos EUA neste século

O fogo destruiu mais de 2.200 estruturas em Lahaina e as perdas são estimadas em US$ 5,5 bilhões | Redes Sociais

As autoridades da ilha de Maui relataram pelo menos 96 pessoas que perderam a vida enquanto as equipes de resgate continuam a busca em casas e carros carbonizados. Joe Biden planeja visitar em breve a região da tragédia

O número de vítimas fatais do incêndio no Havaí, o mais mortal nos Estados Unidos em mais de um século, subiu para quase cem pessoas, e as autoridades locais temem que o número continue aumentando.

De acordo com um novo balanço das autoridades, pelo menos 96 pessoas morreram, e acreditam que esse número crescerá à medida que as equipes de resgate com cães treinados prosseguem na busca por entre as casas e veículos incendiados.

O chefe de polícia da ilha de Maui, no Havaí, John Pelletier, afirmou: "Nenhum de nós ainda compreende a extensão da tragédia".

Lahaina, uma cidade litorânea na ilha de Maui, foi quase completamente devastada pelas chamas que a consumiram nas primeiras horas da última quarta-feira, enquanto sobreviventes denunciam que não receberam nenhum aviso de incêndio.

Nesse sentido, muitos moradores de Lahaina disseram que souberam do fogo ao ver os vizinhos correndo pelas ruas ou quando o viram por conta própria.

Questionada sobre o motivo pelo qual as sirenes da ilha não soaram, a senadora pelo estado do Havaí, Mazie Hirono, respondeu que aguardaria os resultados da investigação anunciada pela procuradora-geral desse estado, Anne Lopez. A parlamentar enfatizou à CNN: "Não vou dar nenhuma desculpa para esta tragédia. Estamos focados na necessidade de resgate e, tristemente, na localização de mais corpos".

O impacto do incêndio na capital histórica de Lahaina


O fogo destruiu mais de 2.200 estruturas em Lahaina e, de acordo com os dados oficiais, as perdas são estimadas em 5,5 bilhões de dólares, sem contar com os milhares de desalojados que ficaram sem lar.

A identificação dos corpos recuperados é difícil, e apenas dois deles puderam ser identificados até agora, levando a um apelo para que os familiares das pessoas desaparecidas se submetam a testes de DNA.

"Estamos avançando o mais rápido possível. Mas saibam disso: 3% é o que foi rastreado com os cães", afirmaram as forças policiais.

Biden visitará o Havaí em face da tragédia


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que planeja viajar em breve ao Havaí, onde vários pequenos incêndios ainda estão ativos.

Trata-se do incêndio mais letal nos Estados Unidos desde 1918, quando 453 pessoas morreram em Minnesota e Wisconsin, de acordo com o grupo de pesquisa sem fins lucrativos Associação Nacional de Proteção contra Incêndios.

O número de vítimas fatais supera o do Incêndio Camp, ocorrido em 2018, na Califórnia, que praticamente apagou do mapa a pequena cidade de Paradise e resultou na morte de 86 pessoas.

*Com informações das agências internacionais

Postar um comentário

0 Comentários