Imagens mostram peregrinos do lado de fora da Grande Mesquita que foram derrubados pelo vento, o qual também fez com que as barreiras de multidão escorregassem pelo chão molhado pela chuva
Fortes tempestades e chuvas intensas assolaram a região de Meca, na Arábia Saudita, que abriga o local mais sagrado do Islã, a Grande Mesquita.
Enquanto os peregrinos tentavam circunvagar a Caaba, o gigantesco cubo negro para o qual todos os muçulmanos rezam, um raio atingiu o icônico hotel Fairmont Makkah Clock Royal Tower, iluminando o céu noturno na terça-feira (22) à noite. Imagens compartilhadas com a AFP por moradores de Meca mostraram peregrinos do lado de fora da Grande Mesquita que foram derrubados pelo vento, o qual também fez com que as barreiras de multidão escorregassem pelo chão molhado pela chuva.
Terrifying rain storms sweep Mecca ⛈️
— i24NEWS English (@i24NEWS_EN) August 23, 2023
High winds swept away barriers and caught up cleaners in the courtyard of the Grand Mosque, as torrential rains hit the south and western regions of Saudi Arabia pic.twitter.com/e6lho16LK0
Ventos de tempestade com força de vendaval ultrapassaram 50 milhas por hora, informou Hussein al-Qahtani, porta-voz do Centro Nacional de Meteorologia, à AFP. As condições eram semelhantes a uma tempestade de 2015 que derrubou uma grua na Grande Mesquita, matando mais de 100 pessoas e ferindo centenas, disse Qahtani.
Não foram relatadas vítimas na tempestade de terça-feira. O bairro de Al-Kakkiyah, em Meca, registrou 1,8 polegadas de chuva em 24 horas, informou o centro de meteorologia em uma postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter.
As inundações repentinas haviam se dissipado em grande parte na manhã desta quarta-feira, segundo os moradores. No entanto, o governo regional de Meca anunciou no X que escolas seriam fechadas em partes de Meca, com aulas ministradas em uma plataforma de ensino online, "em prol da segurança de todos".
O centro de meteorologia alertou para novas tempestades nesta quarta-feira, trazendo chuva, vento e trovões para a região de Meca e outras partes do oeste da Arábia Saudita.
*Com informações do i24NEWS
0 Comentários